Skip to content

Abatimento IPTU Nota Carioca – Confira o Novo Sistema!





O abatimento iptu nota carioca que a prefeitura do Rio de Janeiro está anunciando, tem feito os moradores da cidade exigir cada vez mais a as notas fiscais em suas compras.

O Projeto Nota Carioca, foi criado com o objetivo de fazer o consumidor exigir a nota fiscal em todo estabelecimento. Mas existe um motivo principal camuflado nisso tudo, o recolhimento do ISS (Imposto Sobre Serviços).

O desconto de IPTU, incentiva o cidadão a pedir a nota fiscal, e o estabelecimento é obrigado a calcular o ISS a ser pago para a prefeitura. Ou seja, mais verba para os cofres públicos.




Na cidade do Rio de Janeiro são mais de 300.000 prestadores de serviço que fazem o recolhimento do ISS. E é de direito de todo consumidor, 10% do ISS recolhido na nota gerada.

O valor acumulado no sistema Nota carioca, pode ser usado para desconto de IPTU ou ainda pode ser debitado em conta-corrente.

Para acompanhar o acúmulo de valores das notas basta acessar a página (https://notacarioca.rio.gov.br/senhaweb/login.aspx?Modulo=4),
Criada pela prefeitura da cidade.




Além do desconto de 80% de desconto IPTU a vista, o contribuinte pode usar o montante arrecadado com as notas fiscais. Isso quer dizer, o morador da cidade do Rio de Janeiro pode ficar isento de IPTU.

Leia com muita atenção todos os itens abaixo, pois vamos passar todas as dicas mais importantes para assegurar o desconto em IPTU atrasado e como entrar no programa Nota Carioca.

Confira:

desconto IPTU aposentado

Como Fazer o Abatimento IPTU Nota Carioca

O passo essencial é pedir o desconto IPTU com nota fiscal é cadastrar o CPF no sistema, veja o passo a passo a seguir:

  • Passo 1: Entre na página oficial do programa Nota carioca (https://notacarioca.rio.gov.br/).
  • Passo 2: Escolha a opção “Cadastramento de senha” (https://notacarioca.rio.gov.br/senhaweb/solicitacao.aspx).
  • Passo 3: Escolha a opção “pessoa física” e preencha todos os dados pedidos no formulário.
  • Passo 4: Ao selecionar o “prosseguir” o resultado poderá ser:* Senha desbloqueada automaticamente: Quando todos os dados estão corretos com os registros na prefeitura.* Pedido de desbloqueamento de senha: Neste caso é necessário imprimir a solicitação e depois ser entregue na prefeitura ou em algum posto conveniado.

desconto IPTU a vista 2019

Neste último tipo de cadastramento para o abatimento IPTU nota carioca, só é preciso reconhecer firma em cartório se a entrega do documento na prefeitura for feita por outra pessoa diferente do titular do CPF que quer cadastrar.

Feito o cadastramento, sempre exija a Nota Carioca em todas as compras que fizer. O próprio sistema faz o cálculo dos 10% a serem acumulados no programa que poderão ser usados para desconto IPTU.

Caso o comerciante alegue que não é possível momentaneamente a geração da Nota carioca, peça o RPS (Recibo Provisório de Serviço)

Assim poderá depois cadastrar o documento e garantir seus valores e usar para conseguir mais desconto em IPTU. Basta cadastrar os dados do RPS na página: (https://notacarioca.rio.gov.br/rps.aspx)

desconto IPTU niteroi

Dica importante:
É possível acumular valores de mais de um CPF por imóvel para serem usados no abatimento IPTU nota carioca.

Neste caso, no momento de cadastro de CPF, os dados do imóvel deve ser o mesmo, para todos as pessoas que moram na mesma casa, por exemplo:

  • Pai: CPF: 111.111.111.-11
    Imóvel: 123456
  • Mãe: CPF: 222.222.222-22
    Imóvel: 123456
  • Filho: CPF: 333.333.333-33
    Imóvel: 123456

Abatimento IPTU com o Nota Carioca Quando Está Disponível?

Depois disso tudo feito, para ter o desconto IPTU nota carioca, consulte seus créditos na página: (https://notacarioca.rio.gov.br/senhaweb/login.aspx?Modulo=4), usando o número do imóvel.

O abatimento deve ser feito do dia 1° até o dia 30 de setembro, para que no ano seguinte o valor do IPTU venha com o desconto.

Existem duas opções, sendo que para fazer a retirada para conta-corrente é preciso ter no mínimo R$25,00, Já pata usar o benefício do abatimento IPTU nota carioca, o valor é a partir de R$1,00.

Prazo de Validade dos Créditos

É preciso ficar bastante atento, pois sim, os créditos acumulados têm validade.

O contribuinte tem 2 anos para poder usar o valor, seja como desconto de IPTU ou sacar o dinheiro.

Como Funcionam os Descontos no IPTU?

Além da opção de 80% de desconto IPTU a vista, o cidadão que não tem como fazer o pagamento à vista pode optar por:

  • Até 12 vezes: 60% de desconto
  • 13 e 24 vezes: 40% de desconto
  • 25 e 48 vezes: 25% de desconto

A cidade do Rio de Janeiro está com uma série de opções de desconto para desconto em IPTU atrasado ou não.

Assista no vídeo abaixo todo o processo para aproveitar desse benefício.

Deixe seus nos comentários suas dúvidas e sugestões, teremos o maior prazer em responder.