Entenda qual é a alíquota do IPTU, e quais os reflexos no valor do imposto. O Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), é um importante meio de captação de recursos do município.
Pois é através da captação dos recursos desse imposto, que a prefeitura realiza obras, manutenção e direciona também parte do valor arrecadado para saúde e educação. Há diferentes fatores, que influenciam no valor do imposto e uma deles é a alíquota do IPTU.
No artigo de hoje vamos te ajudar a entender melhor a respeito dos diferentes tipos e também como você pode saber qual o valor da alíquota do IPTU, em sua região. Acompanhe.
- Qual a Alíquota do IPTU Em 2019?
- Como é Feita a Base de Cálculo do IPTU?
- Qual a Porcentagem da Alíquota do IPTU Sobre o Imóvel?
- Como é Feito o Cálculo do Valor Venal?

Não deixe de acompanhar essa leitura, e conheça mais a respeito desse assunto tão relevante para os contribuintes.
Qual a Alíquota do IPTU Em 2019?
Uma dúvida recorrente de muitos contribuintes é como saber qual a alíquota do IPTU?
A alíquota é um percentual que incide sobre o valor venal do imóvel, e pode variar de uma cidade para outra, de acordo com cada lei municipal.
Diferentes tipos de alíquotas:
Há diferentes tipos de alíquotas que o município pode adotar, na hora de fazer o cálculo do IPTU:
- 1- Progressividade da alíquota do IPTU em razão do valor do imóvel: Nesse caso, a alíquota do IPTU se torna mais elevada para quem possui um imóvel mais caro.
- 2- Alíquota Progressiva em razão da função social: Nesse caso dependendo do uso do imóvel (ou a falta de uso), a alíquota também pode ficar maior. Ou seja, imóveis abandonados, por exemplo.
- 3- Alíquota de acordo com o uso e a localização do imóvel: Nesse caso, pode haver diferentes tipos de alíquotas dentro da mesma cidade de acordo com a local ou tipo de uso do imóvel (se o imóvel for residencial ou comercial)
Qual a Porcentagem da Alíquota do IPTU Sobre o Imóvel?
Veja alguns exemplos de percentuais de alíquotas do IPTU, em diferentes cidades:
- Alíquota do IPTU em SP – Em são Paulo, o percentual da alíquota do IPTU é de 1% para imóveis residenciais. E Para terrenos e outros tipos de imóveis o percentual é de 1,5%.
- Alíquota do IPTU em Belo Horizonte – Em Belo horizonte, o percentual da alíquota do imposto, varia bastante de acordo com o tipo de imóvel e construção. Podendo variar entre 0,60% até 3,00%, como nas imagens abaixo:
Como é Feita a Base de Cálculo do IPTU?
Como já mencionamos, a base de cálculo do IPTU é o valor venal do imóvel, e sobre esse valor é aplicada a alíquota.
Ou seja, caso você more em São Paulo e tenha um imóvel cujo o valor venal é de R$200 mil, a alíquota do IPTU em São Paulo será de 1% sobre esse valor.
Dessa forma, o valor do imposto poderá de de R$ 4 mil anuais, caso não haja desconto.
Como é Feito o Cálculo do Valor Venal?
O cálculo do valor venal do imóvel, também varia de acordo com as leis municipais. Mas em geral, os municípios utilizam a seguinte fórmula para calcular o valor venal do imóvel:
V= A x VR x I x P x TR
- V= Valor do imóvel
- A = Área em que foi construído
- VR = Valor do metro quadrado
- I – Idade do imóvel
- P= Posição do imóvel
- TR = Tipologia da Residência
Agora que você entendeu melhor a respeito desse assunto. Acompanhe nossos outros artigos aqui no blog → Consulta IPTU e veja também vídeo explicativo sobre as diferentes alíquotas do IPTU: