Skip to content

3 Formas de Atualizar seu IPTU!





Entenda como atualizar IPTU hoje mesmo. Neste artigo você irá descobrir 3 maneiras para a atualização do IPTU, confira. Atualmente, devido a diversos motivos, vários cidadãos brasileiros precisam realizar o processo de atualização do Imposto Predial e Territorial Urbano.

Sendo assim, é bastante importante entender como é que funciona esse procedimento, certo? Afinal, você pode estar precisando nesse exato momento. É essencial entender que atualizar IPTU 2020 é um processo diferente em cada região do Brasil, já que algumas cidades possibilitam a atualização online, algumas oferecem informações pelo telefone e a grande maioria só resolve essa questão presencialmente.

Embora seja um procedimento diferenciado, você pode aprender com esse artigo algumas informações e estratégias possíveis para você atualizar o seu IPTU.




Ficou interessado nesse assunto e que saber mais, não é mesmo? Continue lendo o artigo atentamente e entenda tudo o que é fundamental sobre o tema.

Boa leitura!

É possível atualizar o IPTU?

atualizar endereço
3 Formas de Atualizar seu IPTU!

Sim, você pode atualizar IPTU quando for necessário, sendo assim, você precisa saber tudo sobre esse procedimento. A atualização do IPTU pode ser necessária, pois:


    • É essencial corrigir, atualizar e ou complementar informações do imóvel e dos proprietários;
    • Mudar o endereço em que as notificações do IPTU serão entregues;
    • Escolher uma nova data de vencimento do imposto.

    É importante entender que ao atualizar os dados de cadastro do IPTU, você não estará atribuindo ou transferindo a propriedade desse imóvel.  Assim como também não vai desobrigar os particulares de continuarem com o proceder do registro de documento da compra e da venda desse imóvel no setor de Serviço de Registro de Imóveis. Para atualizar IPTU 2020, o solicitante deverá reunir uma lista de documentos, como o CPF ou nome de quem é compromissário ou proprietário do imóvel.

    Forma 01 – Direto na Prefeitura





    A primeira maneira de atualizar IPTU é indo até a prefeitura da sua cidade para dar entrada nesse procedimento, já que é a prefeitura que tem a responsabilidade sobre esse imposto. Sendo assim, entre em contato com a prefeitura da sua cidade e se informe sobre o que é necessário para fazer a atualização do IPTU.

    Os responsáveis pela atualização devem listar quais são os documentos que o solicitante deve ter em mãos para que a atualização seja realizada. Em alguns casos, pode ser que seja necessário que você agende uma visita até a prefeitura para atualizar guia IPTU, portanto, se atente nesse fator de algumas cidades.

    Se você precisa atualizar os dados cadastrais os documentos são:

    • Escritura pública da compra e da venda;
    • Contrato particular da cessão de direitos sobre o imóvel;
    • Sentença de usucapião, transitada em julgado;
    • Formal referente a partilha;
    • Contrato particular da compra e da venda;
    • Certidão da matrícula do registro desse imóvel que tenha sido expedida dentro do período de 180 dias.

    Se você deseja trocar o endereço de envio do IPTU será necessário um comprovante de endereço.

    Forma 02 – Atualize online




    Hoje em dia muitos processos podem ser realizados online, certo? Mas será que é possível atualizar IPTU por meio de uma plataforma digital? Continue lendo esse tópico para saber mais.

    Não são todas as regiões em território nacional que permitem realizar atividades online referente ao IPTU. Certamente, você consegue encontrar formas de consultar o IPTU e de emitir a 2ª via desse imposto por meio de espaços online, porém, nem sempre será possível atualizar IPTU.

    A atualização de IPTU São Paulo, por exemplo, funciona da seguinte forma:

    1. Acesse esse site para atualização de dados cadastrais do IPTU: https://www3.prefeitura.sp.gov.br/sf8663/formsinternet/principal.aspx;
    2. Informe o número de cadastro do seu IPTU;
    3. Preencha o formulário atualizando os dados;
    4. Clique em “Encaminhar”.

    Pesquise com a prefeitura da sua cidade se o procedimento online de atualização do IPTU pode ser feito pelo site. Quer saber mais? Continue lendo o artigo.

    iptu divida ativa

    Forma 03 – Informe-se via telefone

    A última forma de atualizar IPTU é conseguindo informações através do telefone, basta ligar para a prefeitura da sua cidade solicitando informações sobre esse procedimento. É bem simples conseguir o número do telefone da prefeitura da sua cidade, certo? Sendo assim, solicitar informações sobre o processo, ou seja, questione sobre

    • Documentos obrigatórios;
    • Necessidade de agendamento;
    • Parte do processo.

    Desta forma, você fica informado sobre tudo o que é relativo ao processo de atualizar o IPTU. Lembrando que a prefeitura é o órgão responsável pelo procedimento de atualização das informações referentes ao imposto e se você precisa de mais informações certamente conseguirá respostas com a prefeitura.

    A atualização do valor do IPTU tem juros e multas?

    O IPTU cobra por multas e juros quando pagamento desse imposto é atrasado, isso significa que quando você atrasa o pagamento do IPTU faz-se necessário pagar uma taxa adicional referente a multas e juros.

    Desta maneira, ao atualizar IPTU e atrasar o pagamento do imposto, você estará sujeito a cobrança de juros e multas. Sendo assim, é muito importante evitar o atraso para não ter que pagar mais por causa desses juros.

    Veja o vídeo: