Skip to content

Tirar boleto de IPTU pela internet ficou fácil!





Não perca mais tempo e aprenda como tirar o boleto do IPTU pela internet! Você já ouviu falar do IPTU, correto? Afinal de contas, para chegar a um artigo sobre boleto desse tributo tão famoso, é preciso ao menos entender sobre o que ele se trata.

O Imposto Predial e Territorial Urbano é cobrado a todos os proprietários de imóveis residenciais e não residenciais no território urbano das cidades. Ele é uma das maiores fontes de receita dos municípios.

As prefeituras de cada cidade fazem o envio do boleto do IPTU diretamente ao endereço da pessoa que tem o nome registrado nos documentos do imóvel. Mas o que fazer se a notificação não chegar? Ou se perder a carta?

É possível ter acesso ao boleto IPTU 2020 de outra forma? Esse artigo foi preparado justamente para responder a essa questão. Aqui você irá aprender a como tirar o boleto do IPTU de forma online, além de esclarecer outras dúvidas.




Siga na leitura e confira os tópicos a seguir:

É possível tirar boleto de IPTU pela internet?

segunda via boleto
Tirar boleto de IPTU pela internet ficou fácil!

O boleto de IPTU é o documento que o cidadão precisa ter em mãos para realizar o pagamento do tributo. Ele é enviado via Correios ao endereço do proprietário do imóvel. O envio é costumeiramente feito nas primeiras semanas de janeiro e pode chegar até o fim da primeira quinzena do mês de fevereiro.




A prefeitura municipal manda duas vias: uma para o pagamento integral, ou seja, quando o cidadão fará o pagamento à vista de todo o valor do tributo, e outra para o pagamento parcelado. A respeito do pagamento em parcelas, a via contém o valor relativo à primeira parcela.

Mas se o cidadão não receber pelos Correios o boleto ou eventualmente perder a carta recebida, ele pode retirar a guia de pagamento de outra forma? Sim, pela internet. Há como imprimir boleto IPTU pela internet e você vai aprender nesse artigo todos os detalhes e processos necessários para realizar essa tarefa.

Como tirar boleto de IPTU pela internet?

Se você está interessado em saber como gerar boleto IPTU pela internet, confira o passo a passo que vai explicar de forma simples como fazer isso rapidamente e sem complicações.




Usaremos o exemplo da prefeitura de São Paulo para esse passo a passo. Pode ser que a prefeitura municipal da cidade onde você reside use alguns passos diferentes, mas de forma geral o procedimento é bem semelhante.

  1. Acesse o site da prefeitura e busque por IPTU. No site da prefeitura de SP você pode usar o seguinte link https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/fazenda/servicos/iptu/
  2. Clique em emissão de 2ª via
  3. Preencha dados solicitados, como o número de cadastro do imóvel, exercício e a prestação a ser emitida
  4. A prefeitura de São Paulo permite a emissão de boletos para pagamentos atuais, atrasados e segunda via da notificação de lançamento
  5. Após colocar as informações solicitadas, digite o código de confirmação e gere a segunda via.

O serviço de impressão do boleto IPTU pela internet funciona de segunda-feira a sábado, no horário das 6h às 22h.

IPTU está atrasado, tem como retirar boleto para pagar?




A data de vencimento passou e você não pagou o IPTU. E agora? Dá para resolver essa situação? Com certeza, caro cidadão. Não precisa ficar com dor de cabeça. Tudo pode ser resolvido de forma online e sem precisar pegar filas.

Você pode emitir uma segunda via de boleto IPTU em atraso pela internet e realizar o pagamento. O procedimento é bem semelhante ao citado no tópico anterior. Acessar o site da prefeitura municipal, buscar por IPTU, selecionar a opção de segunda via e preencher o que lhe for solicitado. Assim você terá o boleto IPTU pela internet e poderá quitar sua dívida.

A diferença é que você deverá acessar a uma página específica, no caso da prefeitura de São Paulo, para atrasos que sejam anteriores a 2012. Após isso, só informar os dados solicitados e emitir o boleto. Vale ressaltar que o boleto IPTU atualizado já vem com os valores corrigidos, inclusive somando os valores dos juros em decorrência do atraso no pagamento.

boleto

Como pagar o IPTU pela internet?

Seguiu à risca os passos que apresentamos no segundo tópico do artigo? Se sim, você conseguiu aprender a como gerar boleto IPTU pela internet e já está com ele em mãos.

Mas dá para fazer o pagamento sem precisar sair de casa? Usando o internet banking, por exemplo? A resposta é sim! Ao imprimir boleto IPTU 2020 você terá em mãos um documento com códigos de barras que poderá ser lido pela câmera do celular (ou então você pode digitar os números, sem problemas).

Com isso, você pode evitar pegar filas para ir a um caixa de banco ou lotéricas. Outra opção são os terminais de autoatendimento. Por fim, uma última opção é cadastrar o pagamento em débito automático. Quem já fez isso nos últimos anos não precisará fazer mais nada, pois o pagamento já acontecerá diretamente.

Quem quiser optar pela modalidade, basta pagar a primeira parcela em algum dos outros métodos e depois optar pelo débito automático, que será ativado da segunda parcela em diante.

Mas, ao pagar pela internet, tenha cuidado. Bandidos tem feito golpes enviando boleto IPTU falso. O boleto só pode ser emitido no site da prefeitura do município. É preciso ter atenção para não ser enganado.

O IPTU atrasado pode ser pago via internet banking?

Como dissemos anteriormente nesse artigo, é possível imprimir boleto IPTU atrasado. O lado mais positivo e que ajuda o cidadão é que o boleto já vem atualizado. Ou seja, já constará nele o valor dos juros e as devidas correções feitas pela prefeitura por causa do tempo de atraso.

O ideal, claro, é não deixar atrasar, visto que os juros podem ser bem salgados justamente por serem cobrados mensalmente em cima do valor do IPTU. Mas, se não teve jeito e o boleto atrasou, você pode sim pagar pelo internet banking.

O boleto de IPTU vencido vem com a data de pagamento atualizada, o que permite o pagamento ser feito pelo site ou aplicativo do banco. Dessa forma, fica bem mais fácil regularizar a sua situação.

Para mais informações sobre como tirar boleto 2ª via IPTU pela internet, recomendamos que assista a esse vídeo no YouTube:

Se você gostou do artigo e esclareceu suas dúvidas, compartilhe o link do post nas redes sociais e não se esqueça de deixar um comentário!