Skip to content

Gerar Boleto IPTU – É Fácil e Rápido





O boleto IPTU é a guia que permite cumprir com a obrigação de fazer o pagamento desta taxa anual obrigatória. Sem ele, nada feito!  Se não estiver com esta fatura em mãos, prepare-se para ter um bocado de estresse.

O  boleto para pagamento IPTU pode ser em forma de guia, que é paga em uma via única, quando o acerto é feito à vista. Esta é a forma mais aconselhável, pois o cidadão fica livre do compromisso e ainda ganha o bônus de um desconto. Em 2019 o desconto ficou em torno de 3%.

No entanto, quando o tributo é dividido, o valor pode ser  parcelado em até 10 vezes. Nestes casos, geralmente a pessoa recebe um carnê para ser pago mensalmente.

De uma forma ou de outra, você precisará ter em mãos o boleto para realizar o pagamento. Mas, como  consegui-lo?




Será preciso solicitá-lo? Ou você pode esperar sem preocupação, que seja entregue em sua casa? Se a dúvida é esta, aqui estão as informações que você precisa para saná-la.

Navegue pelo texto e fique por dentro dos seguintes assuntos:

Gerar boleto IPTU

boleto iptu 2 via imprimir
Pesquisar IPTU pelo CPF

O boleto do IPTU é geralmente entregue nas residências. A grande maioria das cidades brasileiras utiliza o serviço dos  Correios para o envio. Sendo assim, o boleto é enviado em forma de carta simples para cada cidadão que seja proprietário de imóvel.




A carta é entregue no endereço cadastrado de cada imóvel . Caso não haja ninguém em casa para o recebimento, o documento é depositado nas caixas de correio.

Quando o boleto é recusado,  por engano de endereço ou de proprietário, estes são devolvidos à Prefeitura para retificação.

Os boletos ou carnês são enviados logo no início de cada ano. Podem acontecer extravios no decorrer da entrega, portanto, é bom ficar atento, caso não receba, será  preciso gerar o boleto  pela internet ou dirigir-se aos órgãos responsáveis pelo serviço.




Atualmente a Internet nos presenteia com a facilidade tecnológica que nos poupa de enfrentar filas, reduz atrasos e impede estresse. As prefeituras já se integraram a esta nova forma prática de comunicação. Colocam a disposição dos cidadãos um site oficial , onde todas as informações podem ser acessadas.

Nestes sites podem ser gerados os boletos de IPTU. A forma de acesso é bastante simples. Basta entrar na página  de seu Município. Caso não tenha o endereço ou link , digite o nome de sua cidade e a palavra IPTU, nos sites de busca e encontre-o.



O procedimento após encontrar a página na Internet; não é difícil.  Em geral todos se assemelham. Veja aqui como fazer , baseado  em exemplo da cidade do Rio de Janeiro:

  • Entre no site oficial iptu.rio
  • Informe o número de inscrição imobiliaria pelo CPF, que você pode verificar no carnê do imposto do ano passado.
  • Selecione o ano do exercício
  • Click em impressão das folhas, escolhendo entre as opções cota única ou pagamento em cotas. Esta última se refere a parcelamentos.
  • Digite o código de letras que aparece
  • E aperte em consultar

Gerar boleto dívida ativa IPTU

Se você deixou atrasar o boleto IPTU ou está há mais de ano sem pagar a taxa, pode ter sido incluído no rol dos proprietários com dívida ativa no Município. Mas, você sabe o que isso significa? Ou seja, sabe o que é dívida ativa de IPTU? Vamos esclarecer.

Dívida  ativa é o montante de débitos acumulados,  que um cidadão , empresa ou comércio, possuem junto à Fazenda Pública. Em se tratando do IPTU, a dívida é devida à Fazenda Pública municipal.

Se o IPTU não foi pago ou se há pendências em relação a anos anteriores,  a dívida pode ser inscrita na Procuradoria Geral Municipal . Uma dívida ativa pode causar diversos inconvenientes.

Ela  poderá seguir para processo de execução judicial e nesse caso, a Prefeitura pode levar a protesto em cartório e passar a cobrá-la judicialmente. Quando isso ocorre, a pessoa é notificada através de comunicado escrito, entregue pessoalmente, por oficial de justiça.

Consequências de uma Dívida Ativa

como descobrir número de inscrição do imóvel
Consultar Número do IPTU pelo CPF

As consequências incluem lançamento do nome do proprietário do imóvel em órgãos de proteção ao crédito, pode ter o nome negativado, ficando comprovada a inadimplência. Isto impossibilita a obtenção de certidão negativa de débito. Nestes casos, a pessoa fica impedida de conseguir qualquer tipo de financiamento ou crédito.

Portanto, se você possui uma dívida ativa IPTU, procure gerar o boleto para pagamento, o mais breve possível, evitando tantos problemas.

Para obter o boleto é preciso dirigir-se a seção do município que é responsável pelo imposto, portando  documentação  do contribuinte e da propriedade.

Alguns municípios já disponibilizam um acordo para pagamento que pode ser feito pela Internet,  na página oficial da Procuradoria geral da cidade.

No entanto, se você não possui a quantia total para quitação da dívida, o melhor é procurar a Prefeitura para efetivar o parcelamento.

Cada cidade possui suas próprias formas de cobrança e emissão de boletos para pagamento de dívida ativa IPTU, mas a  maioria adota critérios bem parecidos. Sendo assim, podemos tomar como exemplo um passo a passo da Prefeitura de São Paulo.

Veja um exemplo da Prefeitura de São Paulo.

  • Entrar no Portal da Procuradoria Geral do Município
  • Selecionar tipo de pagamento : parcelado ou à vista
  • Digitar o número do contribuinte
  • Clique em consulta
  • Informar se é parcelado ou à vista
  • Selecionar qual a forma de pagamento parcelado
  • Escolher o número de parcelas
  • Efetuar simulação
  • Partir para emissão do boleto.
  • Na cidade de São Paulo, quando é feito parcelamento pela Internet, o pagamento da parcela inicial sela automaticamente um acordo entre a Procuradoria e contribuinte.

 Atualizar boleto IPTU

como saber o número de inscrição do imóvel
Como Saber o Número do IPTU pelo CPF?

Muitas vezes, pode ocorrer que a data para pagamento passe e você só se dê conta , muito tempo depois. Mas, calma!  Se ainda não tem mais de ano, ainda dá tempo de resolver pacificamente a questão, sem maiores dificuldades.

Os boletos vencidos podem ser atualizados através da Internet, com emissão de uma segunda via. Isso é possível para dívidas que ainda não foram inscritas na dívida ativa.

Após a data de vencimento, gere um novo boleto atualizado entrando no site da prefeitura de sua cidade. Os valores dos boletos não quitados são atualizados automaticamente, após vencido o prazo determinado para o pagamento  Isto pode ser feito porque o sistema faz isto, calculando os juros e multas, ou seja, os acréscimos permitidos por lei.

No entanto, nem todas as prefeituras disponibilizam a segunda via do boleto sem restrição de acesso. Algumas exigem uma senha e o contribuinte precisa preencher um cadastro para obter a senha de navegação na WEB e obter o  boleto atualizado IPTU.

2ª Via IPTU boleto

como descobrir o numero de inscrição do iptu
Como saber o Número de Inscrição do Imóvel

Obter a segunda via do boleto IPTU é simples. Qualquer contribuinte pode fazê-lo sem sair de casa.Como já citado acima, basta entrar no site  da Prefeitura de sua cidade e acessar a guia IPTU 2ª Via.

As prefeituras já possuem este atendimento virtual para emissão de boletos, informações e outros serviços relacionados ao IPTU. Para localizar sua cidade basta fazer uma busca com o nome da cidade – IPTU – 2ª Via.

Aqui estão alguns links das principais cidades que disponibilizam o serviço virtualmente:

Boleto IPTU Rio de Janeirohttp://wpro.rio.rj.gov.br/ipturio/
Boleto IPTU Belo Horizontehttp://iptuonline.siatu.pbh.gov.br/IptuOnline/index.xhtml
Boleto IPTU São Paulohttp://www3.prefeitura.sp.gov.br/iptusimp/
Boleto IPTU Curitibahttp://damiptu.curitiba.pr.gov.br/
Boleto IPTU Goiânia https://bit.ly/2Lf7wWx
Boleto IPTU Fortalezahttps://bit.ly/2MEoJYP

Imprimir IPTU boleto

A Impressão  de boleto IPTU pode ser feita comodamente, em seu lar, sem problemas. O primeiro passo é descobrir qual o endereço eletrônico de sua cidade. Pesquisando na internet, você encontra com facilidade, digitando na busca” Imprimir boleto IPTU

  • Entrando na página busque emissão de guia IPTU
  • Na janela que se abre , preencha as lacunas com as informações solicitadas. Geralmente é pedido o número do cadastro do imóvel;
  • Visualize sua guia com o débito
  • Peça para emitir boleto ou imprimir

Onde pagar o boleto do IPTU?

Ao receber o boleto do IPTU em casa ou retirá-lo pela internet, o contribuinte deve realizar o pagamento desse imposto para ficar em dia com o seu município.

É muito simples pagar essa conta, basta:

  • Ir até casa lotérica;
  • Cadastrar o pagamento em Débito Automático;
  • Usar o Internet Banking;
  • Dirigir-se até guichês de caixa dos bancos.

O local de pagamento pode variar de uma cidade para outra, mas, de forma geral, as formas de pagar podem ser realizadas como foi citado acima. Não deixe o boleto do IPTU atrasado.

Como pagar o boleto do IPTU parcelado?

O funcionamento para pagar o boleto do IPTU parcelado pode variar de uma cidade para outra, mas não precisa se preocupar, pois é muito simples entender como funciona esse esquema.

Em São Paulo, por exemplo, o contribuinte irá receber dois boletos de pagamento:

  1. O primeiro é uma parcela única, para quem deseja pagar o IPTU do ano todo;
  2. O segundo é para realizar o pagamento em parcelas.

Quando o contribuinte opta por realizar o pagamento do boleto de parcelamento do IPTU, os próximos serão entregues antes que a próxima parcela vença.

Como pagar o boleto do IPTU em cota única?

Não há dificuldade para realizar o pagamento do boleto do IPTU em uma única cota, o contribuinte deve pagar esse imposto em algum dos locais indicados previamente desse artigo.

É comum que seja enviado na casa da pessoa, o boleto da cota única, que informa o valor que é necessário ser pago.

Escolher realizar o pagamento todo de uma vez é uma forma interessante de não ter essa preocupação mensalmente, certamente, é um benefício para os proprietários de imóveis.

Onde tirar boleto do IPTU em 2021?

Não há nenhuma complexidade para realizar o processo de emissão do boleto do IPTU 2021, entenda que pode variar de uma cidade para outra, contudo, esse procedimento é muito similar de um lugar para o outro.

Comumente, você deve ir até a prefeitura da cidade ou em alguma secretária que seja responsável por assuntos relacionados a esse imposto. Além de contar com a ajuda da prefeitura, você pode acessar o espaço virtual.

Esses são os dois locais mais comuns e utilizados para fazer a emissão do boleto do IPTU, independentemente da cidade que você reside.

emitir boleto do iptu

Onde pagar IPTU atrasado?

É comum sofrer algum tipo de imprevisto financeiro de deixar com que o boleto do IPTU atrasado, não é mesmo? Nesse cenário, o pagamento do imposto deverá ser feito após a atualização da conta.

Sendo assim, é necessário fazer a emissão do boleto pelo site, como será ensinado no tópico a seguir. Também é possível conseguir atualizar o valor diretamente na prefeitura da cidade.

Como imprimir boleto do IPTU pelo site da Prefeitura?

Como já foi explicado previamente, o site da prefeitura do município também pode ser usado para imprimir boleto do IPTU.

Contudo, o processo varia de uma cidade para outra, justamente por isso, vamos te ensinar como fazer a emissão dessa conta em diferentes lugares do Brasil para você entender que há similaridades nesse processo. Fique atento para aprender tudo sobre esse assunto, afinal, você pode precisar dessa informação.

Boleto do IPTU em São Paulo

Você precisa da 2ª via de boleto do IPTU em São Paulo? Não se preocupe, pois não há dificuldade nenhuma para realizar esse processo.

Veja só como é muito simples:

  1. Acesse o site da prefeitura: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/fazenda/;
  2. Clique na sessão IPTU localizada na página inicial;
  3. Seleciona e alternativa “Emissão de 2ª Via” na página carregada;
  4. Aperte em “Emissão do boleto para pagamento do IPTU de 2012 em diante (acesso livre)”;
  5. Informe todos os dados solicitados;
  6. Clique em “Gerar 2ª Via”;
  7. Imprima seu boleto.

Viu só como é muito simples emitir boleto do IPTU em SP?

Boleto do IPTU na Bahia

O boleto do IPTU na Bahia também pode ser impresso por meio do site da prefeitura. O passo a passo para realizar esse procedimento é tão simples quanto o ensinado no tópico anterior.

Entenda só:

  1. Acesse o site: http://www.sefaz.salvador.ba.gov.br/IPTU#gsc.tab=0;
  2. Clique em “Emissão da 2ª Via”;
  3. Informe os dados que são solicitados;
  4. Aperte em “Consultar”;
  5. Salve o boleto para realizar o pagamento.

É muito simples executar o passa a passo para acessar o boleto desse imposto na Bahia, não é mesmo? Você poderá pagar essa conta ainda hoje e ficar em dia com o estado.

Boleto do IPTU no RJ

Você está com o boleto IPTU atrasado RJ? Não se preocupe, abaixo está o passo a passo para você emitir a 2ª via e efetuar esse pagamento para não sofrer com nenhuma dívida.

O processo é muito simples:

  1. Acesse o site: https://iportal.rio.rj.gov.br/PF331SEGVIAIPTU/pages/ParcelamentoIptuDs/TelaSelecao.aspx;
  2. Informe todos os dados que estão sendo solicitados;
  3. Clique em “Prosseguir”.

Basta salvar e imprimir o boleto do IPTU, fácil, certo?

Boleto IPTU  fica fácil de acessar, se você observar todas as dicas dadas aqui. E se gostou, se o artigo foi útil, compartilhe, comente e apareça sempre. Trabalhamos pensando em te informar cada vez melhor.

Veja o vídeo: