Skip to content

Cadastro IPTU – Mantenha em dia o Registro do seu Imóvel





Entenda como funciona o cadastro IPTU e mantenha em dia o registro do seu imóvel. Um dos temas que mais confunde a cabeça dos donos de imóveis no Brasil é a questão do cadastro IPTU.

Apesar de grande parte dos proprietários de imóveis nem sequer saber do que se trata, este cadastro contém informações importantíssimas sobre os imóveis registrados no país.

Ao fazer uma consulta cadastro IPTU, é possível bater um verdadeiro raio x de um determinado imóvel, mostrando todos os dados importantes sobre ele. Mas, como fazer para consultar o cadastro do imóvel IPTU?




A primeira coisa que você precisa saber é o como descobrir o número do cadastro do IPTU do seu imóvel. Pois só com este número você consegue realizar a consulta. Neste artigo ensinaremos tudo sobre o cadastro IPTU.

Você vai aprender onde conseguir o número de cadastro de imóvel IPTU, como fazer uma consulta, atualizar dados de cadastro, entre outras orientações. Com as dicas que passaremos a seguir você nunca mais precisará se preocupar com a questão do cadastro IPTU!

IPTU Cadastro do Imóvel

cadastro iptu sp
O Que Você E A Maioria Tem Em Comum Na Questão De Cadastro IPTU

O cadastro IPTU contém todas as principais informações sobre cada imóvel registrado em cada cidade do Brasil.

Em geral, os dados cadastrais de todo imóvel registrado são impressos na parte da frente do carnê do IPTU, também conhecido como “guia do IPTU”, que é enviado para todo dono de imóvel no início de cada ano.




Entre outras informações, este cadastro contém as dimensões do imóvel e o número do IPTU cadastro de imóvel. Esse número também é conhecido como cadastro SQL ou número do contribuinte. 

Número de Cadastro de Imóvel IPTU

Conforme mencionamos acima, o número de cadastro de imóvel IPTU também é conhecido como número do contribuinte ou SQL. Trata-se do número de registro do seu imóvel no cadastro IPTU. Ou seja, o número de cadastro é o principal identificador do seu imóvel junto à prefeitura.

Com o número de cadastro de imóvel IPTU você pode fazer consultas, tanto pela internet quanto através da prefeitura ou subprefeitura mais próxima de você, e ter acesso a uma série de dados fundamentais sobre o seu imóvel.



Mas, como descobrir número de cadastro de IPTU?

É fácil!

Geralmente o número de cadastro consta na parte da frente do carnê do IPTU, aquele que você recebe em casa todo início de ano para realizar o pagamento do seu imposto.

“E se eu não receber o carnê do IPTU?”

Nesse caso, você pode verificar a numeração nos carnês de anos anteriores ou, se for o caso, entrar em contato com a subprefeitura mais próxima de você para obter a numeração.

Consulta Cadastro IPTU

Hoje em dia, é possível consultar as informações do seu cadastro IPTU pela internet. Porém, como o cadastro de imóveis é gerenciado individualmente pelas prefeituras de cada cidade e cada uma possui um site próprio, o procedimento para fazer a consulta pode variar um pouco de cidade para cidade.

Apesar disso, a orientação básica para fazer a consulta ao cadastro vale para todo o Brasil.Basta acessar o site da prefeitura da sua cidade e buscar a seção de IPTU. Dentro dessa seção, haverá uma opção com o serviço de consulta ao cadastro do imóvel.

Conforme já ressaltamos, para fazer a consulta será necessário que você possua o número de cadastro (número do contribuinte ou SQL) que consta na primeira folha do seu carnê do IPTU.

Caso não possua esse número por qualquer razão, siga as orientações que passamos nos tópicos acima para obter o seu número de cadastro. Se tiver qualquer dificuldade nesses procedimentos, entre em contato com a subprefeitura mais próxima de você.

cadastro iptu rj

Atualizar Cadastro IPTU

Um outro tema que gera muitas dúvidas é sobre como fazer a atualização de cadastro IPTU de um imóvel.Assim como a questão da consulta ao cadastro IPTU, o procedimento para atualizar cadastro IPTU pode ser ligeiramente diferente em cada prefeitura brasileira.

Mas, em todos os casos, consiste basicamente no preenchimento de um formulário, chamado de “Formulário de Atualização de Dados Cadastrais”, disponível no site das prefeituras.

Depois disso, é preciso imprimir e enviar o formulário assinado para uma prefeitura regional próxima de você, juntamente com pelo menos um dos documentos que comprovam a propriedade do imóvel.

Caso haja alteração cadastral no endereço, é preciso enviar também uma cópia do seu comprovante de endereço.

Cadastro IPTU Em Débito Automático

Muitas vezes nos esquecemos que o IPTU deve ser pago em todo início de ano, não é mesmo?Para evitar dores de cabeça com atrasos por esquecimento ou porque, por alguma razão, o carnê do IPTU não chegou na sua casa, você tem a opção de cadastrar o pagamento do IPTU em débito automático.

Assim você pode ficar despreocupado, pois o pagamento será realizado automaticamente na data do vencimento.Porém, o débito automático só é possível nos bancos autorizados pelo seu município a realizar esse procedimento.

Se interessou pelo débito automático? Consulte seu banco para maiores informações.