Skip to content

Calcular IPTU em menos de 5 minutos!





Saiba como calcular IPTU de forma rápida.

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é cobrado anualmente para os donos de imóveis em todas as regiões do Brasil e sempre surgem dúvidas em relação ao valor desse imposto.

É fundamental entender que o cálculo será feito levando em conta alguns pontos, que serão explicados abaixo, e que esses fatores são considerados em todo território nacional. Praticamente, não há como calcular IPTU sem que leve em consideração o valor venal e as alíquotas de cada município.

Além disso, também é importante entender o que deve ser feito em relação ao processo de calcular IPTU atrasado e se há como fazer cálculo online.




Ficou interessado para saber mais sobre esse assunto, certo? Leia o artigo atentamente para entender melhor sobre esse tema. Boa leitura!

Como Calcular o IPTU de um imóvel?

Calcular IPTU em menos de 5 minutos!
Calcular IPTU em menos de 5 minutos!

Para calcular o IPTU, a prefeitura de cada cidade brasileira irá realizar esse processo de acordo com seus próprios critérios e é importante também que é a prefeitura que exerce o papel de cobrar esse imposto.




Sendo assim, o cálculo do IPTU será feito tendo como base as alíquotas que foram definidas pela lei municipal aplicando-as sobre o valor venal de determinado imóvel.

O cálculo do IPTU em São Paulo, por exemplo, é feito levando em conta à razão de 1% do valor venal, mais descontos e os acréscimos que são definidos devido a faixa de valor venal.

A alíquota se trata de uma porcentagem escolhida por lei, que é aplicada sobre a base de cálculo, ou seja, no calor valor e se encontra o valor que será o IPTU. Agora que você já como calcular IPTU de um imóvel, continue lendo o artigo para mais informações.

Como Calcular o IPTU 2020?





Para calcular IPTU 2020 será necessário que você saiba duas informações importantes:

  • O valor venal do seu imóvel;
  • Alíquota que foi definida pelas leis da sua cidade.

É essencial entender que os valores da alíquota acabam sendo ajustados seguindo o acúmulo da inflação, isso significa que na maioria das vezes é usado o percentual acumulado pelo IPCA para fazer o reajuste do IPTU.

Desta maneira, para calcular IPTU do ano de 2020, você deve saber as informações necessárias atualizadas.

Como Calcular IPTU proporcional?




Calcular IPTU proporcional geralmente é uma tarefa realizada nos condomínios brasileiros.

Primeiramente é importante entender que todo morador de condomínio irá pagar o IPTU proporcional a sua área de uso, ou seja, será levado em conta os seguintes pontos:

  1. Área total do imóvel;
  2. Percentual da área comum;
  3. Áreas correlatas.

Desta forma, cada condomínio irá pagar o IPTU de acordo com a sua fração ideal e também a fração referente a área comum que cada um possui direito e tudo será proporcional ao tamanho do imóvel.

Viu só como calcular IPTU de forma proporcional? Continue lendo para mais informações.

Os cálculos são diferentes em cada estado?

Há semelhanças para calcular IPTU em cada estado brasileiro, porém em cada região será cobrado um valor específico em relação as alíquotas, que é um ponto chave na fórmula que define o valor desse imposto.

É necessário entender que cada município leva em consideração o mercado imobiliário do local. Além disso, quando há alguma alteração na maneira de realizar a cobrança é preciso que haja aprovação do Legislativo Municipal.

Lembrando que só tem como calcular IPTU quando se sabe o valor venal do imóvel e também da alíquota de cada município. Essas são as informações usadas em todas as regiões brasileiras para realizar o cálculo.

Calcular IPTU 2020

Calculadora de IPTU online, como funciona?

Calcular IPTU online é uma atividade para quem está em débito com esse tipo de imposto, ou seja, é para descobrir o valor do IPTU atrasado, porém, não é toda cidade que permite realizar a consulta desse valor de forma online.

É importante entender que há algumas cidades que permite que você verifique o débito usando a plataforma digital, porém, em cidades menores, essa atividade não é muito recorrente.

Se a sua cidade disponibilizar a verificação online, basta acessar o site do município e buscar pela ferramenta que apresenta o débito do IPTU, para isso, tenha em mãos o número de inscrição desse imóvel.

Se a sua cidade não disponibiliza essa ferramenta, entre em contato com a prefeitura.

Como calcular IPTU atrasado?

Você não precisa saber como calcular IPTU atrasado, pois você consegue consultar esse valor sem que seja necessário realizar um cálculo, de forma simples e rápida.

Como já mencionado no tópico acima, os municípios brasileiros podem ou não disponibilizar uma ferramenta para verificar o valor do IPTU atrasado.

Sendo assim, acesse o site da sua cidade, tenha as informações necessárias em mãos, como o número de inscrição do imóvel, e verifique qual é o valor do IPTU atrasado.

Portanto, não é necessário calcular IPTU atrasado, basta verificar o valor no site. Para mais informações, acesse o blog → Consultar IPTU e assista o vídeo: