Skip to content

Calendário de Pagamento do IPTU – Entenda-o!





Tudo o que você precisa saber sobre o pagamento IPTU 2020! Quando se fala em IPTU, muita gente pode fazer cara feia. Afinal de contas, os impostos cobrados no Brasil costumam não deixar a população muito feliz.

Independentemente disso, é fundamental ampliar o conhecimento a respeito de aspectos fundamentais dos tributos cobrados aos cidadãos para entendermos onde e como eles são usados.

O IPTU, sigla para Imposto Predial e Territorial Urbano, é um dos mais comuns e que mais as pessoas sabem da existência, visto que é um dos primeiros a serem cobrados no calendário de pagamento de tributos.

E é justamente sobre isso que vamos falar nesse artigo. Aqui você vai entender de vez o que é o calendário de pagamento IPTU, como consultá-lo, quem é o responsável pelo imposto e muito mais.




Siga na leitura e confira os tópicos abaixo!

Como funciona o Calendário de Pagamento do IPTU?

calendario
Calendário de Pagamento do IPTU – Entenda-o!

Para ajudar no entendimento de questões importantes sobre o pagamento de impostos como o IPTU, os órgãos responsáveis emitem documentos que trazem informações essenciais sobre o tributo.




Calendário de pagamento IPTU é o documento que estabelece todas as datas relacionadas ao tributo, desde o envio dos boletos até os períodos finais para pagamento e solicitação de segunda via.

Esse documento é de fundamental importância pois realiza a comunicação direta aos cidadãos sobre o IPTU. São oficiais apenas as informações contidas nesse calendário.

Usando como base os dados do calendário de pagamento IPTU SP 2020, por exemplo, podemos verificar os seguintes elementos:

  • Data de vencimento da postagem da notificação nos Correios;
  • Vencimento da primeira parcela (ou da cota única, em pagamento à vista);
  • Período limite para a emissão na segunda via.

Portanto, o calendário ajuda responder à pergunta sobre pagamento IPTU como funciona, já que ele esclarece as principais informações sobre vencimentos e prazos.



Onde verificar as mudanças do Calendário de Pagamento do IPTU?

Como já dissemos nesse artigo, o calendário de pagamento IPTU é o local que reúne todas as informações a respeito do tributo. Mas quando acontecem mudanças, onde o cidadão pode verificar?

Como a cobrança do imposto é feita pela prefeitura municipal, no site do órgão público são publicadas informações relativas não apenas ao calendário, mas a todas as mudanças que podem eventualmente ser feitas.

Mais uma vez colocando como base a prefeitura da cidade de São Paulo, é possível fazer a consulta do IPTU, emitir segunda via, verificar débitos, conferir o calendário e outras funções. Verifique sempre junto à prefeitura do município onde você reside os locais onde as informações sobre o pagamento de IPTU 2020 são publicadas.


Quantas parcelas pode pagar o IPTU?

Sabendo que pode ser feito IPTU pagamento a vista ou parcelado, em quantas parcelas o cidadão pode pagar o tributo? A resposta pode ser encontrada nos informes que a prefeitura de cada município oferece aos cidadãos a respeito do pagamento do IPTU. Em São Paulo, o tributo pode ser parcelado em 10 vezes.

O calendário de pagamento IPTU 2020 SP traz a informação relativa à primeira parcela (que pode ser a cota única em caso de pagamentos à vista). Mas e em relação às demais parcelas?

Cidadãos que realizaram a atualização dos dados de cadastro no site da prefeitura puderam escolher o dia de vencimento dos boletos mensais. Quem não atualizou ficará com vencimento para o dia 9 ou o dia 14.

Quem faz a opção pelo pagamento de IPTU parcelado irá receber, pelos Correios, os boletos dos meses seguintes de uma só vez antes do vencimento da segunda parcela.

pagamento

Que mês costuma vencer o IPTU?

Geralmente, o calendário de pagamento IPTU estabelece que a entrega dos boletos relativos ao tributo seja feita a partir da segunda quinzena de janeiro até as semanas finais de fevereiro.

Com isso, o cidadão pode optar por pagar o imposto em uma cota única, assim recebendo desconto que pode variar de acordo com o município e as condições determinadas para esse desconto. Ou, caso não queira ou não possa pagar o valor do IPTU em uma única parcela, pode ser feito o parcelamento em dez vezes.

Para resumir as informações, confira a tabela a seguir:

  • O boleto é entregue ao cidadão entre os meses de janeiro e fevereiro;
  • O cidadão pode pagar em cota única ou fazer o parcelamento;
  • Pagar em cota única tem o benefício de fazer o pagamento IPTU com desconto;
  • Quem optar pode fazer o pagamento em 10 parcelas.

Qual órgão é responsável por informações do IPTU?

As informações sobre o pagamento de IPTU 2020 são de responsabilidade da prefeitura do município onde o imóvel tem sede. Ou seja, se você mora em São Paulo, a prefeitura de São Paulo é quem poderá passar as informações.

Dentro de cada prefeitura, existe uma secretaria responsável por fazer a avaliação anual do valor venal do imóvel, bem como, através disso, estabelecer o valor do IPTU. Trata-se da Secretaria Municipal da Fazenda. É com ela que o cidadão poderá entrar em contato para esclarecer dúvidas, negociar parcelas, entre outros assuntos.

Gostou do artigo e quer mais informações sobre o pagamento IPTU 2020? Recomendamos que confira esse vídeo no YouTube:

Deixe um comentário expressando a sua opinião a respeito da temática e compartilhe o link do post nas redes sociais para fazer com que o conteúdo chegue a mais pessoas.