Skip to content

O Pesadelo do Carnê IPTU





Tudo o que você precisa saber sobre o carnê IPTU para dormir tranquilo. Muita gente se esquece, mas dentre as contas que precisamos pagar todo início de ano está o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). 

O pagamento é feito por meio do carnê IPTU, que é enviado pelas prefeituras de cada cidade para a residência dos donos de imóveis.

Mas, em alguns casos, o carnê pode acabar não chegando corretamente ou sendo perdido. E agora? A primeira coisa a saber é que não receber o carnê IPTU não te isenta de pagar o imposto dentro do prazo.




Recebendo ou não a guia, fazer o pagamento é sua responsabilidade. E, em caso de atraso por qualquer razão, você terá que pagar os juros e a multa prevista.

Portanto, fique ligado!

Se você perdeu ou não recebeu o seu carnê de IPTU, é importante verificar a data do vencimento e, se for necessário, gerar uma segunda via do carnê do IPTU para não perder o prazo.

Neste artigo vamos ensinar tudo sobre o carnê do IPTU para você evitar qualquer dor de cabeça na hora de pagar o seu imposto.

Confira!

2ª Via Carnê IPTU

carne iptu curitiba
O Pesadelo Do Carnê IPTU

Se o IPTU carnê não chegou na sua residência, por qualquer razão que seja, não perca tempo: Gere logo uma segunda via carnê IPTU para evitar qualquer transtorno, como juros e multa por atraso.




Lembre-se que um descuido ou simples esquecimento podem doer bastante no seu bolso!

A emissão, tanto da primeira quanto da segunda via de carnê do IPTU, é feita pela prefeitura de cada cidade brasileira e, na maioria dos casos, é possível realizar o procedimento pela internet.

Basta acessar a página da prefeitura da sua cidade, entrar na sessão de IPTU e buscar a opção para emitir 2ª via carnê IPTU.Serão solicitados apenas alguns dados e pronto!



O procedimento pela internet é bem simples e rápido, mas caso prefira, você também pode entrar em contato com a subprefeitura mais próxima de você para solicitar a sua 2ª via do carnê do IPTU. 

Imprimir Carnê IPTU

Após realizar o procedimento acima pelo site da prefeitura da sua cidade, você pode imprimir carnê IPTU diretamente da sua impressora.

Com o carnê impresso, você pode fazer o pagamento em qualquer agência bancária autorizada pelo seu município, caixas eletrônicos, casas lotéricas ou até mesmo pela internet através do seu banco online.

Já para quem não quer se preocupar e nem ter trabalho para pagar o seu carnê, o ideal é ativar a opção do débito automático.Dessa forma, o valor é descontado da sua conta automaticamente na data do vencimento sem você precisar fazer nada, nem mesmo pensar no assunto. Assim fica fácil, não é mesmo?

Porém, o débito automático só pode ser feito por correntistas de bancos autorizados pelo município para tal procedimento.Se você se interessou por essa opção, consulte seu banco para maiores informações.

Onde Pegar O Carnê Do IPTU?

Uma das dúvidas mais frequentes da questão do IPTU é sobre onde pegar o carnê do IPTU.Seja o carnê IPTU 2019 ou de outros anos, o procedimento é simples.

Conforme mencionamos anteriormente, existem duas formas para emitir o seu carnê: Pela internet e pela subprefeitura mais próxima de você.Para gerar o carnê pela internet, basta acessar o site da prefeitura da sua cidade e buscar a página que trata sobre IPTU.

Depois, busque a opção de emitir segunda via de carnê de IPTU (ou semelhante).Você precisará inserir alguns dados do registro do seu imóvel, depois será gerado o seu carnê. 

2 via carne iptu rj

Perdi O Carnê Do IPTU, Como Faço Para Pagar?

Em caso de perda do carnê IPTU, o procedimento é o mesmo daquele que descrevemos acima.Ou seja, basta emitir uma segunda via carnê IPTU pelo site da prefeitura da sua cidade ou entrar em contato com a subprefeitura mais próxima de você.

Com o carnê em mãos, você pode imprimir e pagar em qualquer banco credenciado pelo seu município, casas lotéricas, caixas eletrônicos ou pelo seu Internet Banking.

Onde Fica O Número Do Contribuinte No Carnê Do IPTU?

O número do contribuinte, também conhecido como número de cadastro do imóvel ou SQL, é a numeração de registro que identifica cada imóvel brasileiro. Essa numeração aparece no carnê IPTU.

Mas, antes de saber onde fica o número do contribuinte no carnê do IPTU, é importante ressaltar que, como os carnês são emitidos pela prefeitura de cada cidade, os modelos de cada local podem ser ligeiramente diferentes.

É claro que essa diferença é só no modelo do carnê, pois todos possuem as mesmas informações básicas, apenas organizadas de modo diferente.No caso do carnê IPTU SP, por exemplo, o número do contribuinte fica em destaque na primeira página do carnê.

Caso você não esteja conseguindo localizar o número do contribuinte no carnê do IPTU da sua cidade, entre em contato com a prefeitura ou a subprefeitura mais próxima de você.