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Retire AGORA uma Certidão Negativa IPTU





Veja como pode ser simples dar continuidade ao seu contrato que prevê Certidão Negativa do IPTU.

Obter uma certidão negativa do IPTU é importante em diversos aspectos. Estar em dia com os impostos municipais pode trazer segurança para o imóvel e você poderá dar continuidade a contratos.

A implementação deste serviço online pelo site da Prefeitura, permite que o contribuinte gaste menos tempo se dirigindo a Secretaria Municipal de Finanças e evite burocracias mais extensas.




Veja como é possível retirar a certidão e o que você precisa fazer caso ainda conste débitos no seu imóvel. Regularize agora as suas dívidas municipais.

Leia o nosso artigo e saiba mais sobre:

O Que é a Certidão Negativa de IPTU

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Retire AGORA uma Certidão Negativa IPTU

Entenda o que é e para que serve.

Este documento é emitido pela Secretaria Municipal de Finanças e tem como objetivo evidenciar que o contribuinte que não tem nenhum débito aberto com o município referente ao imposto citado.




Esta certidão é válida para casa, apartamento e terrenos urbanos. O documento é válido por 120 (cento e vinte) dias corridos a contar a data de emissão.

A Secretaria de Finanças também pode emitir uma certidão positiva com efeitos de negativa. Neste caso, ela corresponde aos contribuintes que realizaram algum parcelamento para o pagamento do IPTU.

Esta certidão, entretanto, só poderá ser retirada caso o contribuinte esteja em dia com os pagamentos das parcelas.

 Onde Tirar Certidão Negativa de IPTU

Veja como você pode ter acesso ao serviço.




A certidão negativa do IPTU ou a positiva com efeitos negativos, pode ser retirada pela internet diretamente no site da Prefeitura.

Basta acessar a opção “Certidão do IPTU/Imóvel”, Tenha em mãos o número da Indicação Fiscal do imóvel ou da inscrição cadastrada na Prefeitura, que consta no carnê do tributo.

O acesso a certidão garante 22 finalidades, incluindo a escritura para compra e venda, financiamentos, verificação, transferências e inventário. A emissão imediata do documento é permitida apenas para os contribuintes que não possuem nenhum débito.



É necessário validar a certidão mediante ao cartório. Na mesma página do site da Prefeitura, o contribuinte poderá consultar os cartórios que disponibilizam o serviço e realizar a validação o mais rápido possível.

Em caso de débito em aberto, o contribuinte pode retirar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) para quitar o valor. O DAM poderá ser pago nas lotéricas (limite de R$ 2.000,00) ou em bancos conveniados.

Os bancos preferenciais para receber o pagamento do tributo são:

  • Banco do Brasil
  • Bradesco
  • Itaú
  • Santander
  • CEF
  • Mercantil do Brasil
  • Banco Coorporativo BANCOOB
  • Banco Coorporativo SICREDI

Prefira sempre os meios eletrônicos para pagamento no seu banco, como caixas eletrônicos ou pelo internet banking. Após o pagamento, é necessário aguardar para que o sistema dê baixa automática no débito. O prazo é de até 10 dias úteis, previsto no Código Tributário Nacional.

Para caso de parcelamentos do débito, o contribuinte pode contar ainda com a opção de débito automático pelo banco que utiliza para pagar as contas. Desta maneira o contribuinte não corre riscos de atrasar o pagamento e ficar suspenso para receber a certidão.

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Quanto Custa a Certidão de IPTU? É gratuita?

Fique de olho no serviço do seu Município.

A certidão do IPTU é inteiramente gratuita e o contribuinte não precisa ir até a Prefeitura ou demais secretarias municipais que regem o imposto para solicitar.

A Prefeitura prevê a comodidade do usuário e disponibiliza um serviço inteiramente online para consulta e retirada. Alguns municípios, porém, não cadastraram o serviço para vigorar online.

Neste caso, é importante que o contribuinte faça uma pesquisa no site da Prefeitura ou do órgão público que cuida das certidões e se certificar se é necessário se dirigir presencialmente.

O atendimento presencial funcionará durante o horário comercial, de segunda a sexta-feira e o contribuinte também não paga nenhuma taxa para requisitar o serviço.

Para Que Serve Esta Certidão?

Veja os casos em que você pode ser impedido caso não apresente a certidão. A certidão negativa do IPTU pode ser requisitada durante a compra ou venda do seu imóvel ou para um possível inventário.

Este documento também pode ser útil na hora de pedir um financiamento bancário ou empréstimos. O documento também é exigido em ações judiciais.

A participação do contribuinte em processos licitatórios ou participação em um concurso público, também pode exigir a negatividade dos débitos para validar o lugar.

O órgão público pode solicitar uma emissão recente da certidão negativa do IPTU a constar de 90 dias. Neste caso é possível que a de 120 não tenha valor e você seja obrigado a entrar com uma nova requisição no site pois não terão nenhum valor frente ao órgão.

Estar em dia com os impostos garante a tranquilidade de poder realizar qualquer tipo de transação ou adquirir cartões de crédito.

Quer saber mais sobre: Certidão Negativa: o que é e como solicitar a minha? Assista ao vídeo.