Skip to content

Tire suas dúvidas sobre Código Cartográfico





O número do código cartográfico pode ser mais importante do que você imagina. O código cartográfico nada mais é do que um número referencial para o registro do seu imóvel.

Ou seja, o código cartográfico é mais uma maneira para você estar a par dos débitos negativos e ativos do seu imóvel e para conhecimento também da Prefeitura. Neste artigo você aprenderá mais sobre ele e como ele pode te ajudar.

Durante este artigo, você também saberá como conseguir o código cartográfico e quais informações você poderá solicitar fazendo uso do mesmo.




Entenda mais sobre o tributo que você paga e quais vantagens você pode obter sob este imposto estando com os débitos negativos e em dia com o órgão público.

Veja os assuntos que abordaremos ao longo deste artigo:

 O Que é Código Cartográfico

código cartográfico
Tire Suas Dúvidas Sobre Código Cartográfico

Entenda o que significa esta sequência numérica. O código cartográfico é o número de registro do seu imóvel na Prefeitura.




Este número é único e intransferível, com ele é possível acessar todas as informações sobre seu imóvel, incluindo os serviços que vigoram on-line. O código cartográfico também serve para validar descontos do imposto.

Por exemplo, caso o valor venal do seu imóvel caia após uma avaliação administrativa dada pela Prefeitura, o número do seu código servirá como referência para validação.

Outro desconto que também pode usar o código cartográfico é a participação do contribuinte em leis municipais que trabalham com renúncia fiscal.




Cada vez mais, municípios vem implementando políticas culturais através de editais que incentivam a promoção de eventos desta magnitude da cidade.

O cidadão é livre para contribuir e na maioria das vezes pode descontar este valor do seu Imposto Predial. A validação deste desconto no próximo ano fiscal do IPTU será feita através do código cartográfico do imóvel.

Para saber mais, acesse o site da Prefeitura do seu município e saiba mais sobre as opções que utilizam o código cartográfico.

Onde Encontrar o Código Cartográfico

Se você nunca ouviu falar sobre ele, veja onde ele está posicionado no carnê do seu IPTU. Você pode encontrar o código na folha de pagamento do IPTU.



O carnê do IPTU vem padronizado para todos os 12 meses do ano, descrevendo as informações mais pertinentes do seu imóvel como: endereço; bairro; cidade; nome do contribuinte e uma descrição das taxas sob o imposto predial.

Na primeira linha deste demonstrativo, você irá encontrar além do mês válido de pagamento do tributo, descontos referentes ao pagamento do IPTU e logo ao lado o número do código cartográfico.

Esta numeração é importante para a Prefeitura ter um controle maior do imposto do seu imóvel, ou seja, caso haja inadimplências ou descontos vinculados para o IPTU, o órgão garantirá a cobrança devida.

Se ainda assim suas dúvidas persistirem, entre em contato diretamente com a Prefeitura e esclareça pessoalmente todas as questões sobre o seu IPTU.

Caso não tenha sucesso com o serviço da Prefeitura, o contribuinte ainda pode se dirigir a Secretaria Municipal de Fazenda (SMF) ou a Secretaria de Finanças do município onde o imóvel se encontra.

 Consultar Código Cartográfico pelo IPTU

O seu IPTU pode ser acessado por ele. Em alguns sistemas da Prefeitura, o acesso aos dados do IPTU é feito com o número do código cartográfico.

Por tanto, ao procurar os serviços on-line no site, certifique-se sobre como é feito o acesso e tenha sempre em mãos o carnê do IPTU para conferência.

É ideal que a sequência numérica do código cartográfico também seja salva em meios que são usados por você frequentemente, como: celulares; tablets; notebooks e até o famoso livrinho de recados geralmente pregado na geladeira.

Além de ser mais fácil de memorizar, ajuda você a perder menos tempo na hora de checar informações importantes.

consulta codigo cartografico

 Consultar Código Cartográfico pelo Endereço

Veja como você pode ter acesso ao número do código cartográfico pelo seu logradouro. A consulta do código cartográfico por endereço pode ser feita usando o sistema de zoneamento da sua prefeitura.

O sistema, criado gratuitamente para população contribuinte do IPTU de Campinas, permite que o contribuinte possa mapear seu imóvel.

A partir deste sistema de zoneamento, é possível acessar todas as informações disponíveis sobre o imóvel apenas com as informações do endereço. Ou seja, o zoneamento disponibilizará em tela o número do código cartográfico do imóvel em questão.

Consultar No Site da Sua Prefeitura

Entenda como acessar os dados do IPTU pelo site da Prefeitura do seu município. Para realizar a consulta pelo site da Prefeitura do seu município, basta localizar a opção “IPTU” dentro do menu on-line.

Ao clicar, o site provavelmente irá pedir algum dado cadastral sobre você ou sobre o imóvel. Geralmente é necessário inserir o número do imóvel já cadastrado pela prefeitura, ou seja, o código cartográfico.

Uma vez preenchido corretamente, você terá acesso ao demonstrativo do IPTU com todas as informações pertinentes e a opção de realizar pagamento caso tenha algum débito em aberto.

Veja o vídeo: