Skip to content

Consulta de Débitos IPTU em 2021 ficou fácil!





Fazer uma consulta débitos IPTU pode ser algo bem simples, mas não existe um sistema padronizado para que isso seja feito, ou seja, cada município tem um procedimento diferente, mas é possível ter acesso a todas as informações sobre o imposto. 

O IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano, é uma obrigatoriedade imposta pela administração de cada cidade anualmente, sendo que, atualmente as prefeituras oferecem várias opções para que o cidadão possa fazer o pagamento, as mais comuns são: 

  • Parcela única com desconto que pode ser de até 20% em algumas cidades. 
  • Parcela única sem desconto.
  • Parcelamento em até 12 vezes em alguns municípios. 

Normalmente o pagamento parcelado acarreta juros em cada parcela, e por isso, muitas pessoas preferem fazer a quitação aproveitando o desconto oferecido, que apesar de parecer pouco ajuda bastante. 




Ao longo deste artigo vamos mostrar como pode ser feito a consulta débitos IPTU 2021, e até mesmo de anos anteriores, pois se chegou a esse artigo é porque ainda tem dúvidas sobre o assunto. Confira os tópicos abaixo:

atualizar endereço

3 Formas de Atualizar seu IPTU!

Calcular IPTU em menos de 5 minutos!

Calcular IPTU em menos de 5 minutos!

Como fazer Consulta Débitos IPTU Online?

Consulta de débitos IPTU
Consulta de débitos IPTU

Com a modernidade atual, é possível fazer uma busca por informações sobre esse imposto, usando o sistema online de várias formas, até mesmo através de aplicativos de celular, basta que a cidade em que está morando disponibiliza a ferramenta. 

Normalmente, uma consulta de débitos de IPTU online é feita através do site oficial da prefeitura, e como cada uma delas tem um sistema diferente, vamos usar um passo a passo generalizado, que seria: 

  • Passo 1: Encontrar o site oficial da administração de seu município.
  • Passo 2: Clicar na opção IPTU.
  • Passo 3: Informar o número da inscrição do imóvel ou o CPF do proprietário do mesmo.

Pronto, é realmente bem fácil e algumas prefeituras facilitam ainda mais, com os aplicativos para celular, como por exemplo, a consulta a débitos IPTU SP, pode ser feita usando o aplicativo da cidade, que está disponível para iOS e Android. 




Neste caso é só baixar o aplicativo e seguir os mesmos passos usados no site, ou seja, encontrar a opção IPTU e informar os dados do imóvel ou do proprietário, e para saber se esse sistema está disponível onde mora, basta fazer uma busca na loja de aplicativos do seu celular. 

Infelizmente muitas pessoas ao fazer uma consulta débitos IPTU 2020, por exemplo, descobre que tem dívidas, mas é possível entrar em acordo para quitação e em nosso artigo, “Negociar IPTU Atrasado de Imóvel” explicamos como isso pode ser feito.

Como solicitar a Consulta Débitos IPTU na prefeitura?

Para as pessoas que preferem um atendimento presencial, é possível sim fazer uma consulta débitos anteriores IPTU, e mesmo os atuais indo diretamente na sede da prefeitura, ou mesmo, nos postos de atendimento integrado da região. 




E alguns locais, o cidadão precisa ir diretamente para o departamento responsável pelo assunto, que na maioria das vezes é a Secretaria Municipal da Fazenda. 

Mas de antemão alertamos que é necessário à apresentação de alguns documentos que são:

  • Carnê do IPTU de anos anteriores ser houver. 
  • Documento de identidade do proprietário do imóvel. 
  • Documentos do imóvel. 

Se ao consultar débitos no IPTU, indicar que existem dívidas é possível fazer a negociação no mesmo departamento ou em outro departamento, o certo é que, todo cidadão tem o direito e negociar as dívidas pendentes. 

Como fazer para pagar os Débitos pendentes?

Como acabamos de mencionar, é possível fazer uma negociação de débitos pessoalmente, e para fazer os pagamentos basta ter os boletos em mãos, neste caso, verifique com a atendente, quais são as formas de pagamento. 

Normalmente é possível usar os mesmos passos de quando fez a consulta de débitos de IPTU online, para ter acesso às faturas, e se você tem dificuldades para acessar essa ferramenta de emissão de 2ª via, dê uma olhada em nosso artigo, “Gerar boleto dívida ativa IPTU”, pois é muito simples. 

Consulta de Débitos de IPTU Online

Existem Multas ou Juros?

Sim, normalmente, ao fazer a consulta de débitos IPTU, seja usando o número do CPF do proprietário ou o número de inscrição do imóvel, é indicado o valor dos juros de atraso. 



Na mesma coluna onde consta o valor dos juros, pode aparecer uma quantia negativa, que no caso, seria o valor de um desconto se for o caso, mas o valor da taxa desses juros depende de cada cidade, pois é bastante variável. 

Vale lembrar que se foram indicados na consulta débitos anteriores IPTU, um valor abusivo de cobrança de juros, ou valores básicos discrepantes, o cidadão tem o direito de pedir revisão de valores. 

Além disso, como mencionamos no artigo, “Isenção do IPTU: Quem pode pedir?” em alguns casos é possível solicitar essa isenção, então não deixe de dar uma olhada no artigo para saber se não é o seu caso.  

É possível fazer impressão da consulta?

Isso depende muito do sistema de consulta de débitos de IPTU online que é usado pela administração do seu município, em alguns casos existe a opção de imprimir a consulta sim, mas só é possível ter certeza ao acessar o site.



Como consultar débitos do IPTU pelo CPF?

É fundamental saber como consultar débitos do IPTU, certo? Afinal, quem deixa de pagar esse imposto poderá sofrer sérias consequência e pode, até mesmo, perder o imóvel ou terreno.

Felizmente, a prefeitura permite que essa consulta seja realizada com facilidade, contudo, é importante que o processo pode variar bastante de uma cidade para outra.

Sendo assim, pode ser que em alguns lugares essa informação seja encontrada utilizando esse documento, mas, também é possível, que outras informações sejam solicitadas, como o número de inscrição do imóvel.

De forma geral, basta entrar na plataforma digital da prefeitura, ou seja, no site, que, de maneira, você saberá tudo sobre os débitos.

Veja só como é possível consultar débitos de IPTU em São Paulo, por exemplo:

  1. Acesse o site destinado para pesquisar essa dívida: https://duc.prefeitura.sp.gov.br/iptu/consulta_iptu/frm07_SelecaoIPTU.aspx;
  2. Informa o número do Cadastro do Imóvel;
  3. Escreva o código que será solicitado;
  4. Clique em “Consultar Débitos de IPTU”.

Desta forma, você não precisa do CPF, porém, caso deseje fazer a consulta na prefeitura, o documento será necessário.

debitos iptu divida ativa

Como consultar débitos do IPTU com o nome do proprietário?

É comum que para consultar débitos do IPTU seja solicitado algumas informações, como o CPF ou o número de inscrição do imóvel, porém, o nome do proprietário dificilmente é o único dado solicitado nessa consulta.

Essa consulta quando é realizada por habitante da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, apenas o CPF e a senha são solicitadas, como pode ser visto no exemplo abaixo:

  1. Acesse o site: https://sso.acesso.gov.br/login?client_id=acesso.pbh.gov.br&authorization_id=1774ecc679a;
  2. Informe o CPF;
  3. Digite a senha;
  4. Visualize os débitos do IPTU.

Nem sempre, para consultar débitos anteriores do IPTU será necessário do nome do proprietário. É importante como é que funciona o processo no seu município, que como mencionado, varia bastante de uma cidade para outra.

Como consultar IPTU pelo endereço do imóvel?

Se você quer consultar informações referentes ao IPTU será necessário ter em mãos o CPF do proprietário e / ou o número de inscrição, essas são informações particulares.

É difícil tê-las em mãos quando você não é o dono do bem, portanto, consultar o IPTU poderá ser um pouco mais complexo.

Levando isso em consideração, você deve ter uma procuração para conseguir fazer a consulta pelo endereço.

Em geral, se você deseja saber qual é o número do IPTU por meio do endereço, a única maneira de realizar esse processo é indo até a Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico da cidade. Para encontrar esse local, basta questionar na prefeitura do município.

Você deve ter em mãos:

  • Documento de identificação;
  • Número do contribuinte;
  • Ou a procuração.

Tudo isso é necessário caso você não seja sua propriedade.

No cenário, em que você seja o proprietário de determinado imóvel, você não precisa do endereço para consultar débitos do IPTU, por exemplo, o seu CPF ou o número de inscrição são suficientes para conseguir acessar as informações.

As consultas são gratuitas?

Sim, consultar débitos do IPTU é de graça, qualquer pessoa pode realizar esse processo, seja ele presencialmente, na prefeitura da cidade, seja ele de maneira online, no site.

O objetivo é facilitar esses procedimentos para o cidadão, afinal, o pagamento desse imposto é essencial para o município, já que esse recurso é destinado para os principais setores local, como a saúde e a educação.

Não há dúvidas também de que efetuar o pagamento do IPTU é essencial para que o proprietário não esteja apto de perder o seu bem.

Quem deixa essa dívida acumular, poderá sofrer consequências sérias, como a perda da propriedade ou terreno. Além disso, há o fato de que o IPTU atrasado acumula juros e pode proporcionar multas.

Por mais que consultar débitos de IPTU pelo CPF seja um processo diferente de uma cidade para outra, há uma coisa que mantem semelhantes em todo território nacional, a consulta sempre será gratuita.

É possível parcelar a dívida de IPTU?

Infelizmente, muitas pessoas deixam que o IPTU atrase bastante, sendo assim, essa dívida aumenta bastante, já que os juros e taxas aumentam enquanto o tempo passa.

Além da possibilidade de conseguir consultar débitos anteriores IPTU pela plataforma online da cidade ou diretamente na prefeitura, o processo de parcelamento também é possível dessa maneira.

Alguns sites, em algumas regiões do Brasil, possibilitam que o contribuinte parcele essa dívida para que o pagamento seja facilitado.

Caso você não consiga realizar esse procedimento de forma online, com toda certeza, o parcelamento poderá ser realizado diretamente na prefeitura, mas é importante consultar previamente se esse órgão faz esse tipo de serviço.

Ao parcelar dívida e conseguir pagar esse débito com facilidade, você não corre mais riscos de perder o seu bem, seja ele um imóvel ou terreno. Agora você já está preparado/a para consultar débitos de IPTU e parcelar dívidas.

IPTU App – Divida Ativa

IPTU App é uma plataforma que foi feita para compra de imóveis com débitos de IPTU – Divida Ativa, atualmente ele está só funcinando em Curitiba, mas logo será disponibilizado para demais regiões brasileiras.

Os proprietários de imóveis com débitos em atrazo de IPTU e dívida ativa realizam um cadastro informando os dados do imóvel e todos os dados provenientes, como ano, dívida, etc. Recebendo e validando todas informações do imóvel o app retorna  com uma proposta para quitação da dívida e compra do imóvel em até 3 dias. Após estes procedimento, cabe ao proprietário tomar a melhor decisão de venda ou não. Caso opte pela quitação da dívida e vender sey imóvel,  é  formalizado um contato para a realização dos trâmites de compra e toda parte burocrática.

Resultado de imagem para iptu app divida ativa

No vídeo abaixo é possível ver como é feita a consulta débitos IPTU Rio de Janeiro e até mesmo como solicitar o parcelamento, confira.

Agora que já sabe como é feita a consulta a débitos IPTU, dê uma olhada no artigo, “5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre IPTU”, pois estar sempre bem informado é essencial. 

Conte conosco e fique à vontade para usar a parte de “Contato”, para nos enviar dúvidas sou sugestões.

Resultado de imagem para icone facebook Curta nossa página no Facebook!