Skip to content

Passo a passo para Consultar Débitos IPTU





Para consultar débitos IPTU -(Imposto Predial Territorial Urbano), você deve acessar o site da prefeitura de sua cidade ou da cidade em que o imóvel está registrado.

Caso você não tenha acesso à internet, você pode ir presencialmente na própria prefeitura e solicitar o seu débito. Nas duas formas acima, saiba onde consultar débitos de IPTU, e assim você emitirá um carnê, e poderá efetuar o pagamento em um banco mais próximo. Vamos falar um pouco mais do IPTU, mas o que é o IPTU? E qual o seu objetivo?

O IPTU, é um imposto criado e legislado por cada município brasileiro e é cobrado pelas prefeituras municipais de todo cidadão que é proprietário de um imóvel residencial ou comercial.




O objetivo da cobrança desse imposto é utilizar estes valores, para pagamento das despesas municipais, como obras de infraestrutura, educação, esporte, cultura, segurança, saúde e demais investimentos para o desenvolvimento da cidade.

Somente cada Município, em seu regime próprio, tem competência para criar, administrar, instituir, fazer cobranças e destinar esses recursos arrecadados do IPTU, para o bem de cada cidadão daquele município.

Portanto, se não pagarmos o IPTU, seremos inscritos na dívida ativa do município e ficaremos com restrições no nosso CPF, além de termos nosso imóvel sujeito a penhora.




A seguir abriremos esse tema em tópicos, para um melhor entendimento:

É possível Consultar Débitos IPTU?

consultar debitos iptu
Passo a Passo para Consultar Débitos IPTU

Você pode consultar débitos IPTU nos sites das prefeituras onde o imóvel está registrado. Basta acessar a página na internet com o número da inscrição e imediatamente você tem o boleto em mãos corrigido com juros e multas.

Outra opção de consultar débitos IPTU 2019, é indo presencialmente a prefeitura de sua cidade ou em outro órgão arrecadador, como a secretaria da fazenda municipal.




Todos os anos as prefeituras municipais lançam campanhas para pagamento do débito de IPTU dos anos anteriores, com descontos que chegam até 80%, como foi o caso da prefeitura do Rio de janeiro no ano de 2019. Porém, lembramos que se o IPTU não for pago no exercício correto, você terá seu CPF inscrito na dívida ativa do município.

Além dos problemas causados ao seu CPF por conta do não pagamento do IPTU, ainda impedimos que a nossa cidade invista em políticas de sustentabilidade e desenvolvimento urbano com serviços de qualidade. Portanto, você pode consultar débitos IPTU a qualquer momento e regularizar sua dívida com o seu município.

Onde Consultar Débitos IPTU na minha cidade?

Para você consultar débitos IPTU na sua cidade, você pode ir presencialmente a prefeitura ou a secretaria municipal da fazenda e fazer a solicitação do débito. Outra opção é acessar pelo portal da prefeitura, via internet. Em ambos os casos, você precisará ter o número de inscrição do imóvel na prefeitura.



Para os débitos de IPTU dos anos anteriores, as prefeituras têm lançado campanhas de pagamentos com descontos bem vantajosos. Para realizar estes pagamentos com os descontos oferecidos pelas prefeituras, você deve aderir ao PPI – Programa de Pagamento Incentivado.

Para você consultar débitos IPTU Curitiba, você deve acessar a página da prefeitura municipal, no endereço https://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/?termo=IPTU ou se você estiver no estado de São Paulo e quiser consultar débitos IPTU São Paulo, acesse a página na internet, no endereço a seguir:

  •  https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/fazenda/servicos/iptu/index.php?p=27362.

debitos iptu

As cidades parcelam os débitos? Como funciona?

Se por algum motivo, você está devendo IPTU de anos anteriores e quer quitar essa dívida junto a prefeitura de sua cidade, fique ligado no noticiário local, pois todos os anos, as prefeituras municipais lançam campanhas com descontos bem vantajosos.

Para saber se você é um desses devedor e tem direito a esses descontos, basta consultar débitos IPTU pelo CPF ou pelo número de inscrição do imóvel junto a prefeitura de sua cidade.

Além dos descontos fornecidos pelas prefeituras, esses débitos de IPTU de anos anteriores podem ser parcelados em até 60 vezes. Este número de parcelas, varia de uma prefeitura para outra.

Para ter direito ao parcelamento e o desconto oferecido pelas prefeituras, você deve aderir ao PPI – Programa de Pagamento incentivado, fazer a sua inscrição e pagar sua dívida conforme seu orçamento.

Como tirar a 2ª via de débitos para pagamento?

Para consultar débitos IPTU de anos anteriores ao exercício vigente, você deve acessar a página da prefeitura de sua cidade, ou onde o imóvel está registrado, através da internet. Por exemplo em SP:

  • Acesse ao site, preencha as informações solicitadas. Acompanhe http://www3.prefeitura.sp.gov.br/iptusimp/
  • Número do Contribuinte;
  • Qual a parcela será impressa,
  • Ano de Exercício.
  • Digite o código da imagem e clique em Gerar 2ª via.

Pronto!

Importante lembrar que esta ação está disponível das 6h às 22h00, de segunda-feira a sábado.

Nesta página, você acessará todas as informações sobre o IPTU do seu imóvel, como calendário de pagamento, notificações emitidas pela prefeitura, instituições onde realizar o pagamento, perguntas e respostas, quem tem isenção, cálculo do valor do IPTU e é lógico, a emissão da segunda via para pagamento.

A consulta de débitos IPTU, é pública e todas as prefeituras têm interesse que os cidadãos tenham o maior número de informações, com relação a prazos de pagamento e descontos no pagamento da cota única.

Toda vez que um cidadão deixa de pagar seu IPTU em dias, as prefeituras do Brasil, deixam de realizar obras de infraestrutura, e investir em educação, saúde e cultura. Não é um bom negócio atrasar ou deixar de pagar o IPTU. Você investe na cidade e a cidade investe em você.

Espero que este artigo tenha lhe ajudado a entender melhor a importância do pagamento do IPTU para a sua cidade, mesmo com atraso.

Não perca tempo! Entre agora e aproveite o conteúdo de nosso blog Consulta IPTU e veja outros artigos.

Veja o Vídeo: