Skip to content

Praticidade em Pauta: Consultar IPTU pelo CPF





É possível consultar IPTU pelo CPF? Sim, veja como é rápido e prático.

Na era da praticidade tudo que possa ajudar e agregar de maneira prática e rápida é bem-vinda não é mesmo?

E os órgãos públicos estão nessa também para facilitar a vida dos usuários contribuintes. Por isso praticamente todos os sites de prefeituras disponibilizam uma consulta do IPTU pelo CPF.

Pois nem sempre temos todas as informações necessárias do IPTU como o número de inscrição, por exemplo para fazer a consulta pela internet.




Mas como todo mundo sempre tem o número do CPF em mãos, essa consulta facilita a vida de todos.

Neste artigo, vamos explicar tudo e tirar as dúvidas sobre como fazer uma consulta do IPTU utilizando o CPF.

Atente-se aos nossos tópicos:

iptu cpf
Código do Imóvel Urbano

Nunca Foi Tão Fácil Consultar IPTU pelo CPF





Quando se fala em IPTU sempre imaginamos os boletos chegando em casa pelos correios todos os anos. Mas se chegou à data provável de seu pagamento anual e não recebi nenhum boleto como proceder?

Essa provavelmente pode ser a dúvida de muitas pessoas, mas é bem simples poder resolver isso e nem é preciso ir até a prefeitura, basta ter o número do CPF.

Isso mesmo, pois no site da prefeitura de cada município é fácil fazer a consulta do IPTU pelo CPF. E isso também vale para demais serviços como emitir 2° via em casos de atrasos e além disso, checar diversas outras informações.

Quando precisar fazer uma consulta do seu IPTU, faça pesquisa consultar IPTU pelo CPF, e o nome da sua cidade. E veja como é fácil.

IPTU: Consulte a Inscrição e Matrícula do seu Imóvel

pesquisar iptu pelo cpf
O que é Inscrição Cadastral IPTU?

Para consultar a inscrição do seu imóvel, primeiro é preciso entender pode mudar de uma cidade para outra. A quantidade de dígitos não são os mesmos, uns possui mais, outros menos números.

Mas uma coisa é certa essa inscrição pode ser encontrada no boleto ou na guia de impostos. A inscrição consultada pela internet é realizada por meio do site da prefeitura ou da fazenda. Sendo possível consultar o número do IPTU pelo CPF.

Obs: Alguns sites podem estar desatualizados e se não estar conseguindo encontrar essas informações, procure a prefeitura ou ligue para melhor de informar.

Como consultar matrícula de imóvel pela internet grátis? A matrícula do imóvel é consultada pelos cartórios de cada região, sendo possível realizar de forma online no cartório 24 horas (www.cartorio24horas.com.br). Os cartórios de registro estão todos habilitados nesse site.

É na matrícula que está todas as informações exatas do imóvel. Dentre elas estão a localização, quem é o proprietário, qual a metragem, origem de comprar vendas, averbações, dentre outros.

Quando normalmente é solicitada a matrícula atualizada, essa certidão é para levantamento de informações mais detalhadas do imóvel.

As Informações Seu IPTU em Mãos Agora

Fazendo a consulta do IPTU pelo CPF, procurando saber o número de sua inscrição e de matrícula do imóvel, você possui todas as informações em mãos sobre seu IPTU.

E porque isso é importante? Para entender como seu imóvel está sendo visto e avaliado. Além disso confira se as informações estão tudo dentro dos conformes do seu imóvel, porque dessa maneira, caso não esteja, pode pedir até mesmo a revisão do valor do IPTU.

Passo a Passo para Fazer a Consulta

cmc prefeitura
Como Consultar o IPTU do meu Imóvel?

Para fazer a consulta das informações do IPTU de seu imóvel não é complicado. A maneira como será a consulta vai depender do site de cada município.

A consulta de IPTU pelo CPF no Distrito Federal por exemplo, você faz a consulta no site da secretaria de fazenda, planejamento, orçamento e gestão (http://www.fazenda.df.gov.br/area.cfm?id_area=1539), na consulta relação de imóveis por CPF. Colocando o CPF e uma senha de segurança.

Para fazer a consulta da inscrição do imóvel da cidade também haverá diferenças. Mas normalmente é feito no site da prefeitura ou da fazenda.

Na cidade de Belo Horizonte é só entrar no site (http://iptuonline.siatu.pbh.gov.br/IptuOnline/index.xhtml) emissão de guia IPTU, e ele te dará três opções, mas a opção 2 é que conseguirá consultar número do IPTU pelo CPF, além disso precisará informar o CEP.

Dica de Ouro à Respeito de Consulta de IPTU

Aqui vamos dar uma dica para você muito valiosa e importante quando for fazer alguma consulta relacionada ao IPTU.

iptu salvador segunda via
Como Consultar o IPTU de um Imóvel?

Faça sua pesquisa com o que deseja por exemplo consultar IPTU SP pelo CPF, porque dessa maneira já aparecerá o link certo que precisa. E não precisará ficar perdido procurando no site das prefeituras.

Mas caso não seja direcionado exatamente para aonde precisa, você estará mais próximo e terá menos opções, e não perderá tempo entrando em páginas que não te ajudarão. Obs: Tome cuidado, olhe bem o nome do site e se a home está correta para que não entre alguma fraude.

O que você achou deste conteúdo? Aproveite para saber mais acessando os outros artigos do blog IPTU Consulta

Consultar IPTU pelo CPF online

Perdeu o carnê do IPTU e deseja a 2ª via online para realizar o pagamento desse imposto? Não se preocupe, é bastante comum conseguir fazer a consulta no formato online.

Quem deseja consultar IPTU pelo CPF online pode acessar o site da prefeitura da cidade, como cada plataforma online varia de um lugar para o outro, pode ser que outras informações sejam solicitadas na consulta.

As funcionalidades podem variar bastante, mas, de forma geral, é bastante comum que dê para consultar as informações sobre o IPTU diretamente pelo site.

Além de consultar inscrição IPTU pelo CPF, em alguns casos, a pesquisa pode ser feita com o número de inscrição do imóvel, ou seja, não há uma única de maneira de buscar por essas informações.

Como consultar IPTU pelo CPF na Prefeitura?

Não conseguiu realizar a consulta do IPTU usando o site da sua saúde? Não se preocupe, também há outras formas de conseguir as informações sobre esse imposto.

Além de conseguir consultar IPTU pelo CPF de forma online, você também pode fazer pesquisa diretamente na prefeitura da sua cidade, presencialmente, basta dirigir-se até essa local.

Pode ser que seja necessário que outros documentos sejam levados até a prefeitura, sendo assim, é importante solicitar essa informação antes de ir até a prefeitura.

É comum que haja um espaço dentro desse local para conseguir informações importantes sobre o IPTU. Saiba também que consultar IPTU pelo CPF em 2021 pode variar de uma cidade para outra.

Viu só como não é nada complexo fazer esse tipo de pesquisa? Além de conseguir realizar do modo online, você também pode fazer no formato presencial, incrível, certo?

Como saber o CPF do dono do IPTU?

Você é locatário de algum imóvel e por algum motivo precisa consultar IPTU pelo CPF, mas esse dado é do/a proprietário/a do imóvel?

A melhor maneira de conseguir essa informação é questionando diretamente o dono/a do imóvel. Não há nenhuma outra forma de conseguir o CPD do dono do IPTU, afinal, esse dado é muito importante e particular, mas, o proprietário, caso deseje, pode passar para quem estiver alugando o seu imóvel.

Em algumas situações, pode ser que seja possível realizar a consulta sobre os dados desse imposto sem usar o CPF, desta maneira, é bom identificar se é permitido fazer a pesquisa de outras formas, com outros documentos.

É interessante também solicitar essas informações para o proprietário do imóvel quando o contrato do aluguel for realizado, principalmente quando for colocado a cláusula que obriga quem está locando pagar o IPTU.

consultar inscrição iptu pelo cpf

Como saber o número da inscrição do IPTU com o CPF?

Como já foi explicado previamente nesse artigo, consultar IPTU pelo CPF acaba variando bastante de uma cidade para outra, principalmente como o espaço digital funciona e a própria prefeitura.

Na grande maioria das vezes, basta acessar a plataforma online, ou seja, o site, buscar pelo espaço do IPTU, fazer o login, que pode solicitar o CPF, e encontrar o número da inscrição.

Mas, ainda há uma forma mais fácil, nem sempre a consulta de IPTU pelo CPF é necessária, já que o número da inscrição desse imposto pode ser identificado na notificação da cobrança. Todo ano a prefeitura envia esse dado para o contribuinte.

Em São Paulo, por exemplo, essa informação pode ser visualizada com bastante facilidade no carnê, basta olhar o dado divulgado no “Cadastro do Imóvel”.

Caso haja dificuldade para conseguir entender essa informação, será necessário que o contribuinte deve buscar esse número diretamente na prefeitura.

Como descobrir endereço do imóvel pelo CPF do dono?

Se você quer realizar a consulta do IPTU pelo CPF é possível, como já foi dito anteriormente, contudo, descobrir o endereço, não é.

No entanto, é realizar a pesquisa dessa informação de outras maneiras é tranquilo, o endereço do imóvel pode ser encontrado com bastante facilidade no carnê do IPTU. Portanto, você não precisa conseguir o CPF do dono do imóvel, para realizar essa busca, entende?

Pegue o carnê que é enviado para a pessoa que deve pagar o IPTU, e visualize a informação que você está precisando. Muito simples, não é mesmo?

Como tirar 2ª via do IPTU pelo CPF do dono do imóvel?

Está precisando da 2ª via do IPTU e não sabe o que fazer? Relaxe, não há nenhuma dificuldade para realizar esse processo.

Ao consultar IPTU pelo CPF de forma online, você poderá acessar diversas informações sobre esse imposto, em algumas plataformas digitais é possível, até mesmo, conseguir a 2ª via do carnê do IPTU.

A consulta de IPTU pelo CPF é muito simples, basta seguir o que já foi ensinado. Caso você não consiga fazer esse processo no âmbito digital, será necessário que você vá até a prefeitura da cidade para solicitar a 2ª via. Viu só como não há nenhuma dificuldade.

Veja o vídeo: