Skip to content

Praticidade em Pauta: Consultar IPTU pelo CPF





É possível consultar IPTU pelo CPF? Sim, veja como é rápido e prático.

Na era da praticidade tudo que possa ajudar e agregar de maneira prática e rápida é bem-vinda não é mesmo?

E os órgãos públicos estão nessa também para facilitar a vida dos usuários contribuintes. Por isso praticamente todos os sites de prefeituras disponibilizam uma consulta do IPTU pelo CPF.

Pois nem sempre temos todas as informações necessárias do IPTU como o número de inscrição, por exemplo para fazer a consulta pela internet.




Mas como todo mundo sempre tem o número do CPF em mãos, essa consulta facilita a vida de todos.

Neste artigo, vamos explicar tudo e tirar as dúvidas sobre como fazer uma consulta do IPTU utilizando o CPF.

Atente-se aos nossos tópicos:


iptu cpf

Nunca Foi Tão Fácil Consultar IPTU pelo CPF





Quando se fala em IPTU sempre imaginamos os boletos chegando em casa pelos correios todos os anos.

Mas se chegou à data provável de seu pagamento anual e não recebi nenhum boleto como proceder? Essa provavelmente pode ser a dúvida de muitas pessoas, mas é bem simples poder resolver isso e nem é preciso ir até a prefeitura, basta ter o número do CPF.

Isso mesmo, pois no site da prefeitura de cada município é fácil fazer a consulta do IPTU pelo CPF. E isso também vale para demais serviços como emitir 2° via em casos de atrasos e além disso, checar diversas outras informações.

Quando precisar fazer uma consulta do seu IPTU, faça pesquisa consultar IPTU pelo CPF, e o nome da sua cidade. E veja como é fácil.

IPTU: Consulte a Inscrição e Matrícula do seu Imóvel

pesquisar iptu pelo cpfPara consultar a inscrição do seu imóvel, primeiro é preciso entender pode mudar de uma cidade para outra. A quantidade de dígitos não são os mesmos, uns possui mais, outros menos números.

Mas uma coisa é certa essa inscrição pode ser encontrada no boleto ou na guia de impostos.

A inscrição consultada pela internet é realizada por meio do site da prefeitura ou da fazenda. Sendo possível consultar o número do IPTU pelo CPF.

Obs: Alguns sites podem estar desatualizados e se não estar conseguindo encontrar essas informações, procure a prefeitura ou ligue para melhor de informar.

A matrícula do imóvel é consultada pelos cartórios de cada região, sendo possível realizar de forma online no cartório 24 horas (www.cartorio24horas.com.br). Os cartórios de registro estão todos habilitados nesse site.

É na matrícula que está todas as informações exatas do imóvel. Dentre elas estão a localização, quem é o proprietário, qual a metragem, origem de comprar vendas, averbações, dentre outros.

Quando normalmente é solicitada a matrícula atualizada, essa certidão é para levantamento de informações mais detalhadas do imóvel.

As Informações Seu IPTU em Mãos Agora

Fazendo a consulta do IPTU pelo CPF, procurando saber o número de sua inscrição e de matrícula do imóvel, você possui todas as informações em mãos sobre seu IPTU.

E porque isso é importante? Para entender como seu imóvel está sendo visto e avaliado.

Além disso confira se as informações estão tudo dentro dos conformes do seu imóvel, porque dessa maneira, caso não esteja, pode pedir até mesmo a revisão do valor do IPTU.

Passo a Passo para Fazer a Consulta

Para fazer a consulta das informações do IPTU de seu imóvel não é complicado. A maneira como será a consulta vai depender do site de cada município.

A consulta de IPTU pelo CPF no Distrito Federal por exemplo, você faz a consulta no site da secretaria de fazenda, planejamento, orçamento e gestão (http://www.fazenda.df.gov.br/area.cfm?id_area=1539), na consulta relação de imóveis por CPF. Colocando o CPF e uma senha de segurança.

Para fazer a consulta da inscrição do imóvel da cidade também haverá diferenças. Mas normalmente é feito no site da prefeitura ou da fazenda.

Na cidade de Belo Horizonte é só entrar no site (http://iptuonline.siatu.pbh.gov.br/IptuOnline/index.xhtml) emissão de guia IPTU, e ele te dará três opções, mas a opção 2 é que conseguirá consultar número do IPTU pelo CPF, além disso precisará informar o CEP.

Dica de Ouro à Respeito de Consulta de IPTU

Aqui vamos dar uma dica para você muito valiosa e importante quando for fazer alguma consulta relacionada ao IPTU.

Faça sua pesquisa com o que deseja por exemplo consultar IPTU SP pelo CPF, porque dessa maneira já aparecerá o link certo que precisa. E não precisará ficar perdido procurando no site das prefeituras.

Mas caso não seja direcionado exatamente para aonde precisa, você estará mais próximo e terá menos opções, e não perderá tempo entrando em páginas que não te ajudarão.

Obs: Tome cuidado, olhe bem o nome do site e se a home está correta para que não entre alguma fraude.

O que você achou deste conteúdo? Aproveite para saber mais acessando os outros artigos do blog IPTU Consulta

veja também o vídeo: