Skip to content

Débito do IPTU

O débito do IPTU, pode levar a sérias consequências para o contribuinte de modo geral.




Para cidadãos que possuem débitos IPTU, é recomendado que entrem em contato o mais rápido possível com a prefeitura do seu município.

Você ainda tem dúvidas em relação ao que pode acontecer em decorrência a débitos IPTU? No artigo de hoje, vamos explicar paravocê qual a melhor forma de resolver este problema.

Além de falarmos sobre débitos IPTU, vamos abordar assuntos relevantes para que você possa ter conhecimento e ser auxiliado.




Outras temas envoltos serão:

Diante de questões importantes, fique atento a tudo, e contribua para que bons conteúdos cheguem até a sua comunidade. Vamos lá!

Como consultar o Débito do IPTU

iptu
Como consultar o Débito do IPTU

Para que você tenha o seu imóvel apto para uso ou funcionamento, é importante que ele esteja quites com o órgão público da sua cidade.

Em contrapartida, os débitos de IPTU, que não forem pagos, sofrerão consequências, estas, podem acarretar até, em leilão do imóvel.

Para que você efetue a consulta do seu débito do IPTU, é preciso que primeiramente, tenha em mãos dados precisos, para que a consulta seja feita com sucesso.

Os documentos que basicamente são solicitados na consulta são os respectivos:

• CPF do titular do imóvel;
• Número do contribuinte do imóvel;
• Número do cadastro do imóvel;
• Endereço completo do imóvel;

Existem casos, em que o contribuinte do imóvel já faleceu, e você não porta mais de documentos.

A primeira coisa a ser feita, é procurar uma fatura de anos anteriores. Lá, constará números de cadastro, o que pode lhe auxiliar na hora de consultar seu débito do IPTU.

Formas de Consulta do IPTU

Uma forma de ter os dados completos para consulta de débitos do IPTU é dirigindo-se até a prefeitura do seu município. Dirija-se ao setor que atende as dívidas públicas e consulte seu imóvel pelo endereço completo e/ou nome do falecido.

Mas, se você possui todos os dados necessários em mãos, pode tentar fazer isso pela internet.

Muito mais fácil e ágil, a internet veio para também auxiliar os órgãos públicos, e cidadãos a um melhor e mais rápido atendimento, e isso não se difere com a consulta de IPTU.

Municípios, geralmente os maiores, já possuem um sistema próprio de consulta de débitos IPTU. E o seu, pode estar nesta lista.

Basicamente, a consulta de débitos IPTU funciona de maneira geral, com dados solicitados gerais.

Desta forma, vamos mostrar abaixo, alguns passos, para serem seguidos, que podem te auxiliar a consultar seu débito do IPTU pela internet.

1. Porte de dados essenciais, como os citados acima (CPF, n° do contribuintes e afins);
2. Entre no site de sua prefeitura;
3. Procure por alguma aba de “IPTU”; 
4. Preencha o que lhe é solicitado;
5. Tenha acesso a todos os dados e débitos do IPTU do seu imóvel.

IPTU débitos anteriores

Para que você e seu imóvel, estejam completamente livres de pendências com os órgãos públicos, é preciso verificar se o seu imóvel possui débito de IPTU anteriores.

É importante frisar, que a dívida de débitos anteriores acompanha o imóvel e não a pessoa. Ou seja, se você vende um imóvel com dívidas, os débitos irão junto.

É muito comum, proprietários venderem os imóveis e não comunicarem aos novos donos sobre as dívidas de débitos anteriores, por isso, fique atento sempre ao comprar um imóvel.

Os débitos anteriores, tem a possibilidade de parcelamento. Basta acessar o site da sua prefeitura, selecionar os débitos de IPTU e parcelar conforme quiser, e conforme são as regras do município.

Alguns débitos de maior valor, não serão parcelados pela internet. É importante que o devedor vá até o setor da sua prefeitura e procure informar-se sobre como proceder o pagamento parcelado.

Não é possível parcelar apenas alguns débitos do contribuinte. É obrigatório que todos os débitos sejam parcelado em conjunto, na grande maioria das prefeituras.

Ou seja, o contribuinte poderá parcelar a dívida total de débitos de IPTU anteriores, e não parcial.

Existe também, a opção de pagamento á vista. Mas é preciso prestar atenção em algumas regras, que é usada pela maioria das prefeituras.

O contribuinte pode escolher o débito anterior que deseja pagar á vista. Porém, para isso, ele não pode estar em cobrança judicial em nenhum outro.

Desta forma, se o contribuinte estiver sofrendo com ações judiciais referente a débitos de IPTU, o pagamento á vista, só poderá ser realizado com a totalidade do valor, e não parcial.

Atualizar boletos vencidos IPTU

débito iptu
tualizar boletos vencidos IPTU

Para quem está com o pagamento do IPTU atrasado, é possível que o governo do seu órgão público libere a retirada da segunda via do seu débito do IPTU.

Os documentos de segunda via atualizados pós atraso, geralmente também ficam disponíveis nos setores de tributos do seu município, que se encontram em sua grande maioria, nas prefeituras.

Novamente, você pode contatar o site da sua prefeitura e conferir se lá, existe alguma opção da retirada da segunda via, com os boletos atualizados.

Para que seu problema seja sanado rapidamente, é indicado que você dirija-se até o posto de atendimento de tributos do seu município. Lá, obtenha a atualização de boletos vencidos de débitos IPTU.

É de suma importância manter pago o IPTU do seu imóvel, e no artigo, nós já demos inúmeros motivos. O principal deles, é para que você não perca o seu bem.

Como pagar IPTU vencido

pagar iptu

Além de essencial e importante, é muito simples regularizar a sua situação de débitos de IPTU.

Muitas vezes, como o IPTU não é uma dívida recorrente mensal, é hábito de algumas pessoas acabarem esquecendo de deixar os seus débitos de IPTU em dia.

Os governos municipais devem emitir os carnês de IPTU com antecedência e fazer campanhas pelos bairros para avisar que os mesmos já encontram-se disponíveis. Apesar disso, ainda acontece que as pessoas não pagam a dívida.

Os órgãos públicos em sua maioria, não querem devedores de impostos, e desta forma, são extremamente flexíveis a quitação de débitos de IPTU.

Você pode realizar o débito do seu IPTU vencido, nos setores tributários do seu município. Também pode solicitar o pagamento á vista, ou muitas vezes, consegue até re-parcelar o valor total, com acréscimo de juros.

Os débitos de IPTU não afetam apenas o contribuinte e o imóvel, mas também a comunidade e o município.

Grandes e pequenas localidades dependem desta verba para realizar ações na saúde, educação e saneamento básico do município. Por isso, o débito de IPTU é tão relevante na cidade.

Agora que você já está apto a falar sobre o IPTU, que tal conferir se o seu encontra-se em dia? Repasse essas informações a sua comunidade, compartilhe nas redes sociais com seus colegas e garanta que os impostos da sua cidade estejam sendo pagos corretamente.