Skip to content

Obtenha agora desconto no IPTU – Saiba como!





Desconto no IPTU pode evitar que você se complique com o município.

Obter um desconto no IPTU pode ser uma grande vantagem para o contribuinte, principalmente aquele que paga o tributo de um imóvel alugado.

Ter uma redução nos gastos com impostos enquanto lida com aluguel pode parecer um sonho, mas é totalmente possível.

Ou seja, os descontos no IPTU podem ajudar a promover projetos culturais na sua cidade e garantir a redução do valor do imposto mensalmente, garantindo uma boa economia.




Neste artigo dedicamos ao contribuinte toda a informação necessária para garantir os descontos de um imposto mensal e evitar ficar na berlinda com a Prefeitura.

Veja os assuntos que abordaremos ao longo deste artigo:

Existe Desconto no IPTU?

idoso tem direito a desconto no iptu
Obtenha AGORA Desconto no IPTU – Saiba Como!

Saiba quais formas existem para obter o desconto. Existem alguns meios que garantem o desconto no imposto IPTU.




Na cidade de São Paulo, por exemplo, o programa “CPF na nota” fez com que os contribuintes pudessem obter o desconto no IPTU com Nota Fiscal e começar a pagar menos.

O procedimento ocorre da seguinte maneira: é preciso que o contribuinte solicite o CPF ou CNPJ na nota fiscal eletrônica entre primeiro de janeiro à 31 de outubro.

Durante o mês de novembro, o contribuinte precisa acessar o site da Secretaria de Finanças do Município de São Paulo, clicar no selo da Nota Fiscal e indicar o número de cadastro do imóvel que receberá o benefício do desconto.




O limite é de 50% e é acumulativo para cada Nota Fiscal que o contribuinte requisitar o CPF ou CNPJ. O programa se mostrou extremamente eficaz e já vem sido testado por alguns estabelecimentos em outros estados, como por exemplo, Rio de Janeiro, que oferece desconto no IPTU com a Nota Carioca.

 Situações em Que Temos Desconto no IPTU

Veja onde você pode pedir seu desconto no IPTU. Além do programa “CPF na nota”, também existe uma outra maneira em receber desconto no IPTU e que vem sendo aceita em diversos municípios.



Trata-se da renúncia fiscal a partir de doações ou patrocínios de projetos culturais. A Lei Municipal de Incentivo à Cultura prevê a dedução fiscal em diferentes tributos municipais, entre eles – e sendo o mais aceito – está o desconto no IPTU.

Funciona da seguinte forma: ao decidir doar o dinheiro para projetos culturais, o contribuinte precisa realizar a doação na conta da Secretaria Municipal de Cultura.

Após este depósito, o contribuinte deverá se dirigir a sede da Secretaria e requisitar seu comprovante e certificado.

Com estes documentos é possível validar o desconto no IPTU que entrará em vigência no próximo exercício fiscal do imposto.

É possível realizar a doação de qualquer valor, porém deve-se estar atento que o desconto aparecerá de forma acumulativa no carnê.

O incentivo promove a produção de eventos culturais no município e você passa a descontar menos imposto. Os dois programas poderão ser aderidos juntos sem nenhum problema.

Entretanto, é preferível pedir primeiramente uma avaliação da Prefeitura sobre o caso para que tudo seja transcorrido na máxima legalidade.

Desconto no IPTU para idosos também está em vigência. Para aqueles que possuem acima de 65 anos, podem entrar com um requerimento na Prefeitura para estarem isentos do pagamento.

Este cadastro precisa ser revalidado todos os anos e o atendimento é totalmente presencial na sede da Prefeitura ou na Secretaria de Finanças do Município. Também é possível obter o desconto do IPTU ao requisitar uma avaliação administrativa da Prefeitura em seu imóvel.

Estas avaliações geralmente são feitas com intuito de reduzir o valor venal do imóvel de acordo com o preço previsto pelo mercado, o que pode aumentar o IPTU.

O desconto no IPTU também pode aparecer caso o contribuinte opte pelo pagamento do imposto em cota única. O valor do desconto pode variar de acordo com a Prefeitura.

desconto iptu

Qual o Valor do Desconto do IPTU

Saiba quais são os valores oferecidos pelas Prefeituras e Secretariais Municipais. Para o programa “CPF na nota”, o desconto do IPTU tem o limite de 50%.

Já pela Lei de Incentivo à Cultura do município, apesar do contribuinte poder doar qualquer valor, o desconto máximo durante os meses será de até 6% o valor do imposto.

Ou seja, caso você pague R$ 600,00 de IPTU, seu desconto será de R$ 36,00 a cada mês ou até completar a doação feita.

Para avaliações administrativas, é necessário consultar a Prefeitura do seu município para saber como é feita a aprovação para o desconto do IPTU.

Em pagamentos de cota única, os descontos podem variar de acordo com a Prefeitura. No Rio de Janeiro, por exemplo, este desconto é de 7%.

Desconto no IPTU Atrasado – Pagamento da Totalidade

Conheça em quais formas você pode obter desconto para pagar seu IPTU em atraso. O desconto no IPTU atrasado é uma vantagem que a Prefeitura oferece para que o contribuinte possa voltar a ter uma certidão negativa de débitos.

Todos os anos, mutirões para renegociar dívidas referentes ao imposto predial são realizados por diversos municípios. O objetivo do mutirão é estabelecer um acordo entre o órgão (Prefeitura) e o contribuinte para quitar seus débitos.

Para evitar o medo de ter seu imóvel penhorado, a Prefeitura acaba oferecendo descontos interessantes para o contribuinte. Em alguns casos, o desconto no IPTU atrasado pode chegar até 90% do valor dos juros acumulados.

É possível obter este grande benefício no caso de o contribuinte optar por parcelar os débitos em poucas parcelas.

Veja o Vídeo: