Skip to content

O Poder do Espelho IPTU





Entenda o que é e como funciona o espelho IPTU. Você provavelmente já ouviu falar dele, mas talvez não saiba exatamente o que significa o tão falado “espelho IPTU”.

É fato que quando tratamos sobre qualquer procedimento de imóvel, poucos documentos são tão solicitados quanto ele, não é verdade?

Mas, afinal de contas, o que é espelho do IPTU e para que serve esse documento tão falado, mas pouco compreendido?Se você está com essa dúvida, está no lugar certo!




Neste artigo explicaremos em detalhes o que é espelho de IPTU. Aqui você vai ficar sabendo tudo sobre o assunto, desde as definições básicas até dicas práticas de como conseguir o espelho do IPTU e como tirar o espelho do IPTU pela internet.

Para facilitar a vida de cariocas e paulistas, trataremos ainda sobre o espelho IPTU SP e o espelho IPTU RJ.Ao terminar de ler este artigo, o assunto do espelho IPTU será uma página virada na sua vida.

Confira abaixo!

Espelho IPTU SP

o que é o espelho do iptu

O espelho do IPTU SP, em geral, refere-se à folha da frente do carnê do imposto, onde constam todos os dados cadastrais do imóvel em questão, tais como medidas e número de inscrição.

O carnê contendo o espelho IPTU é enviado em todo início de ano para os proprietários de cada imóvel de São Paulo.




Caso não tenha recebido, você deve emitir uma segunda via pela internet (no site da prefeitura da sua cidade) ou entrar em contato com a subprefeitura mais próxima de você.

Lembre-se que não ter recebido o carnê do IPTU não é desculpa para deixar de pagar ou atrasar imposto. Caso isso aconteça, independente do motivo, serão aplicados os juros e multa previstos.

Por isso, é importante ficar antenado todo início de ano no recebimento do carnê com o espelho e, caso isso não aconteça, tomar as providências a tempo.

Espelho IPTU RJ

No Rio de Janeiro não é muito diferente. Cada proprietário de imóvel deve receber em sua casa, no início do ano, o carnê do IPTU que contém o espelho IPTU Rio de Janeiro.



A página frontal deste carnê, que contém os dados de cadastro do imóvel, é o famoso “espelho IPTU”.Caso não tenha recebido o seu carnê, acesse o site da prefeitura do Rio de Janeiro e emita uma segunda via.

Para isso, copie e cole este endereço no seu navegador: http://www.rio.rj.gov.br/web/smf/exibeconteudo?id=669249. Se preferir, você também pode emitir uma segunda via do carnê onde consta o espelho de IPTU RJ na subprefeitura mais próxima de você.

O Que É Espelho Do IPTU?

Como mencionamos, este é um documento onde constam as informações mais importantes referentes ao registro de um imóvel.Dentre essas informações estão as medidas do imóvel e o número de inscrição do mesmo.

Esses dois dados são fundamentais para qualquer procedimento relativo a imóveis no Rio de Janeiro.O espelho IPTU está na primeira página do carnê do IPTU de cada dono de imóvel no RJ.

espelho do iptu o que é

Esse carnê é enviado para os proprietários via Correios, mas também pode ser emitido pela internet ou através das subprefeituras, conforme o procedimento que já informamos.

Quase sempre que você precisar realizar algum procedimento referente ao seu imóvel, como compra/venda, aluguel, alterações de dados, entre outros, será solicitado o espelho de IPTU.

Por isso é tão importante que você entenda esse documento e saiba como emiti-lo.Veja agora como tirar o espelho do IPTU pela internet:

Como Tirar O Espelho IPTU Pela Internet

O procedimento para tirar o espelho do IPTU pela internet é bem simples.

Mas, como o documento é emitido pelas prefeituras de cada cidade brasileira e cada uma possui um site próprio, existem pequenas diferenças na forma de fazer isso em cada site de prefeitura.

Apesar disso, em geral os passos básicos são os mesmos: Basta acessar o site da prefeitura da sua cidade e procurar a parte que trata sobre IPTU.

Depois disso, procure a opção de “emitir segunda via de carnê” (ou semelhante).Após selecionar essa opção, você precisará informar apenas alguns dados e está feito!

Você já pode imprimir o seu espelho para usar onde quer que seja solicitado.Foi mais fácil do que você imaginou, não foi?

Como Conseguir O Espelho Do IPTU

Conforme explicamos ao longo deste artigo, existem três formas para se conseguir o seu espelho IPTU:

  • Correios: Modalidade oficial e mais tradicional. Se os seus dados estão cadastrados corretamente na prefeitura da sua cidade, você deve receber o carnê contendo o espelho IPTU diretamente na sua casa. Caso isso não aconteça por qualquer razão, aí sim você deve recorrer a uma das opções abaixo.
  • Internet: É a forma mais prática de tirar o seu espelho no caso de não ter recebido via Correios. Basta acessar o site da prefeitura da sua cidade e seguir os passos que orientamos anteriormente.
  • Subprefeitura: Se você está com dificuldades em tirar o seu espelho pela internet ou simplesmente prefere tratar pessoalmente do assunto, basta se dirigir até a subprefeitura mais próxima de você. Lá você será orientado em todo o processo para a emissão do seu espelho.