Skip to content

IPTU 2018 Salvador 2018

Com a virada do ano e o IPTU 2018 Salvador chegando pelos Correios, é normal ter algumas dúvidas. Elas são principalmente sobre como fazer o pagamento deste imposto que é tão importante e conhecido em todo o país.




Apesar de ter algumas variações de cidade para cidade, neste artigo você conhece um pouco mais sobre como são formados os valores desse imposto. Descobre ainda oportunidades para fazer o negócio com desconto!




Quer saber mais detalhes sobre o IPTU 2018 Salvador e conhecer caminhos mais simples pela internet?

Clique no link abaixo para ir direto no assunto desejado:

iptu salvador
IPTU 2018 Salvador Valores

IPTU 2018 Salvador Valores

Primeiramente é importante destacar que o cálculo do IPTU 2018 Salvador considera o valor venal e a alíquota estabelecida pelo município.

As alíquotas são variantes e podem ser de 0,10 a 3% dependendo do grupo de imóvel.

Casa, terreno ou prédio têm valores diferentes. Os grupos consideram ainda se são imóveis residenciais, não residenciais e terrenos.

Com um pequeno reajuste no percentual cobrado nas alíquotas, há uma regra simples a se considerar aqui:

  • Ela é que quanto maior o valor do imóvel, maior a contribuição.
  • Na contramão, os imóveis com pequeno valor de mercado muitas vezes se quer são cobrados.

É importante verificar quais são os grupos que podem ficar isentos deste pagamento.

Como cada cidade tem sua regra, é necessário olhar com mais detalhe e atenção para não pagar a toa.

Ex-combatentes, por exemplo, não devem pagar o IPTU 2018 Salvador, porém é preciso aprender alguns documentos que comprovem essa posição.

IPTU 2018 Salvador Como consultar





No site da prefeitura de Salvador é possível obter várias informações a cerca do seu IPTU.

Inclusive, é a partir deste meio que você pode emitir a segunda via do seu boleto.

Portanto, caso ele não tenha chego ao seu endereço até a data em que se iniciam as cobranças, entre no site!

Para consultar o IPTU 2018 Salvador é impreterivelmente importante ter em mãos o número de inscrição.

Selecione o ano de exercício pretendido de emitir o documento. Depois disso, acesse ao site e preencha mais uma lacuna de verificação e consulte.

Simples, rápido e bastante seguro, essa é a melhor opção para quem não tem tempo de ir até a entidade pública. Mas, que precisa obter um novo documento para fazer a quitação do débito.

O portal faz parte do Sefaz – Secretaria Municipal da Fazenda – o que também reafirma seu alto nível de confiança e transparência.

Ideal para utilização dos cidadãos soteropolitanos.

Vale a pena citar que ao receber o boleto emitido pela prefeitura e mandado para as casas, o proprietário deve ter um cuidado: Reparar sempre se todos os dados estão corretos e se algo parece estar confuso ou mal elaborado.

Infelizmente são muitas as fraudes nessa época do ano. Por isso jamais pague o boleto se não estiver plenamente convencido de qual é a sua procedência!

2 via iptu salvador
PTU 2018 Salvador Prefeitura

Na dúvida, entre no site ou em contato pelos telefones e saiba como proceder para não cair nessas ciladas. Cumpra com todos os seus deveres livre de riscos!

IPTU 2018 Salvador Prefeitura

Com cerca de 600 mil imóveis pagantes do IPTU 2018 Salvador, a prefeitura espera continuar fazendo um excelente trabalho.

Afinal, assim tem sido com os últimos recursos acumulados nos últimos anos.

Cidade turística e mãe do axé baiano, Salvador tem feito um admirável trabalho com o fruto dos valores arrecadados com o IPTU.

Neste ano, a fim de não prejudicar seus cidadãos, o reajuste anual foi de apenas 2,7%. Praticamente o mesmo valor da inflação para contrabalancear.

Outro dado importante apontado pela prefeitura é que se estimam que cerca de 245 mil proprietários fiquem isentos completamente do IPTU 2018 Salvador.

E isso se deve a diferentes motivos tais como valores de imóveis inferiores ao teto mínimo e grupos especiais conforme a sua própria lei.

IPTU 2018 Salvador Formas de pagamento

Os pagamentos à vista estão com descontos para os soteropolitanos.

São 10% de desconto para aqueles que decidirem pagar a cota única, uma boa diferença que tem sido aproveitada por muitos cidadãos.

Como a maioria prefere o parcelamento, vale destacar que o valor total pode ser parcelado em nada menos do que 11 vezes.

Para tanto é importante que a parcela seja de no mínimo R$ 30 reais por mês.

As formas de pagamento são diversas também. Você pode pagar diretamente através do boleto bancário, pode ir as Casas Lotéricas ou agências.

Pode ainda escolher o débito automático como forma de pagamento para ter mais liberdade.

E isso sem correr o risco de se esquecer da data!

Nesta última opção é importante lembrar que vale a pena checar mensalmente se o pagamento do IPTU 2018 Salvador realmente foi feito.

Este cuidado é ideal a fim de não acumular surpresas ao longo do caminho.

Sempre confira para não correr o risco de ter que pagar juros e multas também.

A maior parte dos bancos são credenciados para o recebimento do IPTU sendo alguns deles o Bradesco, o Citibank, o Banco do Nordeste, o Mercantil, o Santander, a Caixa Econômica Federal e outros.

IPTU 2018 Salvador
PTU 2018 Salvador

Caso você precise da segunda via do guia de pagamento, lembre-se que através do site é possível fazer isso e não deixe seus boletos vencerem por tê-los perdido ou se quer recebido.

IPTU 2018 Salvador Vencimento

Os prazos para pagamento do IPTU 2018 Salvador variam muito conforme os dias de vencimento determinados pela Lei municipal.

No geral, eles se iniciam no dia 1º de fevereiro, data essa que é também o limite para pagamento da única dos primeiros grupos.

É importante conhecer a tabela em detalhes a fim de não perder prazos, até porque em fevereiro tem carnaval e a tabele prevê este período haja vista que a Bahia, no geral, recebe muitos turistas nestas semanas.

Aproveite para conferir no site do Sefaz Salvador quais são esses limites e ainda tire outras dúvidas pertinentes ao assunto.

Uma orientação especial para quem vai pagar o IPTU 2018 Salvador é reparar com atenção nas datas e, caso não tenha recebido o documento pelos Correios, que procure as fontes pela internet ou presenciais a fim de não pagar nada fora do prazo, por isso atenção!

Este artigo foi importante pra Você? Compartilhe com seus amigos. Ainda tem Dúvida? deixe um comentário abaixo.

Outro artigo que pode interessar → IPTU – 2018