Skip to content

IPTU 2019 – “Saiba Mais”





IPTU 2019 – O que você precisa saber para pagar este imposto e ficar em dias com a prefeitura de sua cidade! O IPTU de um ano é pago no ano seguinte. Por exemplo, o IPTU 2019 é referente a 2018.

IPTU – Imposto sobre a propriedade Predial e Territorial Urbana é um imposto municipal e está previsto na constituição Federal, onde os pagantes são proprietários pessoa física ou jurídica que possuem imóveis localizados em zonas urbanas. Esses imóveis podem ser casas, apartamentos ou salas comerciais.




Portanto, o IPTU é um imposto cobrado anualmente e é uma das principais receitas dos municípios brasileiros.  

Com a arrecadação do IPTU as prefeituras realizam os serviços de melhoria nas cidades como saneamento básico, e construção de escolas.

A leitura deste artigo lhe ajudará com as respostas abaixo e você ainda poderá ter o seu IPTU 2019 atualizado.

Como Consultar o IPTU 2019 Da Minha Cidade?





O IPTU 2019 é um imposto municipal! Onde cada município cria uma lei com regras definidas sobre cobrança, prazos e emissão de boletos. Cada cidade define também se o IPTU  será a vista ou parcelado.

Normalmente as cidades geram os carnês de pagamentos e eles são enviados para o endereço de sua residência.

Caso você não tenha recebido este carnê e queira fazer uma consulta ao IPTU 2019 da sua cidade, você deve ter em mãos o número da inscrição do imóvel junto a prefeitura e proceder da seguinte forma:

  • Entrar no site da prefeitura de sua cidade;
  • Procurar pelo ícone IPTU;
  • Informar o número da inscrição do imóvel;
  • Informar o ano da sua pesquisa
  • Clicar em consultar


Desta forma, além de consultar o valor, você poderá emitir o carnê de pagamento e pagar o IPTU 2019 a vista. Por exemplo, em Salvador, você poderá acessar o site http://www.sefaz.salvador.ba.gov.br/Iptu e tirar suas dúvidas sobre o IPTU 2019.

Multa Por Atraso Do IPTU, Como Funciona?

O pagamento do IPTU 2019 em atraso gera prejuízo para as duas partes. Para você que pagará multa e juros sobre o saldo devedor e para as prefeituras que deixam de arrecadar, e com isso param de investir em melhorias para as cidades.

Logo, pagar no prazo traz benefícios para todos! Porém se for pago com atraso, incidirá uma multa de 0,33% ao dia com limite de 20%. No mês seguinte ao vencimento, será cobrado atualização monetária, a multa e juros de mora de 1%.

Porém se o atraso for de anos anteriores ao IPTU, as prefeituras têm criado programas de cobranças diferenciados, com descontos que chegam até 70%.

Como é o caso da prefeitura de Lauro de Freitas, na Bahia. Lá chama-se Programa de Regularização de Débitos Fiscais – PRD. Acesse o site e confira: http://sefaz.laurodefreitas.ba.gov.br

Desta maneira, se você estiver com o IPTU 2019 em atraso, irá pagar juros e multas conforme determina a lei de cada município.

O Que Fazer Para Pagar o IPTU Atrasado?

Ao pagar o valor total do IPTU 2019 no prazo, você terá um desconto de 3% a 7% sobre este valor. É só você providenciar a emissão de IPTU.

Caso não queira ou não possa pagar à vista, as prefeituras municipais parcelam este tributo em até 10 vezes.

Agora se você resolveu pagar parcelado e atrasou alguma parcela, você poderá acessar o site de sua prefeitura e calcular o novo carnê, que incidirá uma multa de 0,33% ao dia com limite de 20%.

No mês seguinte ao vencimento, será cobrado atualização monetária, a multa e juros de mora de 1%.

Se o atraso for de anos anteriores, você poderá aderir aos programas de parcelamentos oferecidos pelas prefeituras.

Esses programas são chamados de PAD – Programa de Parcelamento Administrativo de Débitos Tributários ou Programa de Regularização de Débitos Fiscais – PRD.

IPTU 2019

Quem É Isento De Pagar o IPTU 2019?

  • I – Compete aos Municípios instituir impostos sobre propriedade predial e territorial urbana.
  • III – Regular a forma e as condições como isenções, incentivos e benefícios fiscais concedidos e revogados.

Portanto, a isenção de IPTU 2019 fica a critério de cada município, porém geralmente estão isentos os proprietários de imóveis que se enquadrem nos casos abaixo.

  • Imóveis de propriedade da União, Estado e Município;
  • Igrejas;
  • Entidades Educacionais como Escolas e Faculdades;
  • Partidos Políticos;
  • Sindicatos;
  • Deficientes, aposentados e pensionistas com idade superior a 60 anos.
  • Portadores de doenças graves ou que tenham dependentes nessa condição;
  • Asilos e creches;

Em suma, para solicitar esta isenção o contribuinte deverá comparecer à prefeitura de sua cidade e saber quais são as regras para que o IPTU 2019 não seja pago e você fique isento deste tributo.

Espero que este artigo tenha lhe ajudado a ver como é simples consultar IPTU ano 2019. Não perca Tempo!  Aproveite e acesse nosso blog → Consultar IPTU e veja outros artigos .