Skip to content

IPTU Atrasado – Não sabe o que fazer? Acompanhe essas dicas





Ter o IPTU atrasado pode causar alguns transtornos, isso porque, por lei os municípios têm direito de cobrar juros e multas, e enviar os débitos dos contribuintes inadimplentes a dívida ativa.

Em casos onde o atraso é ainda maior, o imóvel pode chegar a ser leiloado, para sanar as dívidas. E uma das maneiras de evitar todos esses possíveis problemas é colocando o IPTU que esta atrasado em ordem.

Se você ainda não sabe como pagar o IPTU atrasado, neste artigo nós vamos te explicar quais são os passos para organizar os seus débitos,  negociar e fazer o pagamento de IPTU em atraso.




Então, não deixe de acompanhar este texto, para saber mais!

IPTU Atrasado

Veja como consultar IPTU atrasado

O primeiro passo para quem está com parcelas de imposto em aberto e deseja pagar o IPTU em atraso, é começar fazendo um consulta aos débitos.

Afinal, é por meio dele que você terá a dimensão da sua dívida, somados multas, juros e acréscimos que foram adicionados durante o período de atraso de IPTU.




Muitos municípios oferecem acesso a esses dados para quem está com o pagamento do IPTU atrasado, pela internet.

Basta entrar no site da prefeitura, encontrar a aba IPTU,  inserir os dados do imóvel presentes no seu carnê do IPTU e em seguida consultar.

No entanto, se você já deseja consultar pessoalmente é possível  ir diretamente ao setor de dívida ativa em sua cidade.

Em algumas cidades, por exemplo, o departamento de dívidas para pagar IPTU vencido, costuma ser dentro da própria sede da prefeitura. No entanto, vale a pena consultar antes de se dirigir.

Vale a pena ressaltar

Devemos frisar que a consulta de IPTU que esta em atrasado, realizado pela internet, muitas vezes pode ser limitada de acordo com o tempo de atraso das parcelas.

Sendo assim, existem prefeituras que liberam o acesso apenas a débitos em atraso de IPTU, menores de 3 ou 5 anos.

Saiba o que acontece com IPTU atrasado mais de 5 anos

Uma dúvida bastante frequente para quando vence o IPTU por mais de 5 anos é: “O que fazer se o  meu IPTU está atrasado neste período,  ele pode ou não ser cobrado”?

Está previsto em lei apenas que impostos que não foram cobrados ou adicionados na dívida ativa do município, no prazo de 5 anos, podem prescrever. Ou seja, não podem ser cobrados.

Por isso, se você tem IPTU vencido, é essencial fazer a consulta aos débitos que você possui junto ao setor responsável em seu município.

Mesmo que você não tenha recebido cartas ou avisos de cobrança, suas parcelas de IPTU atrasado, já podem estar inseridas na dívida ativa.

E quando há dívidas presentes, no sistema da prefeitura, por não ter sido feito o pagamento do IPTU atrasado, a cobrança não prescreve. Sendo assim sua dívida continua gerando multas e juros.
Veja também este vídeo:

Quero negociar o IPTU atrasado, é possível?

Depois de consultar o IPTU que esta atrasado, é possível negociar com o departamento de dívidas de sua cidade. Eles são os responsáveis por fazer os cálculos atualizados das suas parcelas de casas com IPTU atrasado e também de outros tipos de imóveis. E apresentar propostas para que você possa efetuar o pagamento.

Essa medida é de extrema importância para evitar possíveis problemas para o seu imóvel.
Sendo assim, você deve se informar sobre onde pagar IPTU atrasado, como o local e os horários de atendimento.

E se dirigir ao setor de dívida ativa para realizar uma negociação.

Como você pode negociar IPTU atrasado

Onde é possível pagar o IPTU atrasado

Outra dúvida bastante comum entre as pessoas é: “Como faço para pagar IPTU atrasado”?

Existem basicamente duas formas de negociar e pagar IPTU em atraso. Efetuando o pagamento em cota única – à vista, ou fazendo um pedido de parcelamento dos débitos.

Em ambos os casos, serão calculados às taxas e os juros pelos períodos de atraso e somados aos valores das parcelas em aberto, para que você possa fazer o pagamento do IPTU atrasado.

Como pagar o IPTU atrasado à vista

Se você deseja pagar o IPTU vencido 2016, por exemplo, existem cidades, onde há um desconto do valor das taxas para quem opta por fazer o pagamento dos débitos à vista.

Como pagar IPTU parcelado

Por outro lado, caso os débitos em atraso sejam altos, e você tenha dificuldades em pagar IPTU vencido, também é possível pedir o parcelamentos da dívida.

Nesse caso, é possível que seja feito o pedido de um valor de entrada para o parcelamento, para pagar o IPTU atrasado.
Além disso, alguns municípios chegam a fazer o parcelamento das dívidas em até 120 meses.

Fazendo com que o valor das parcelas possam se tornar mais acessíveis, para o contribuinte que deseja fazer o pagamento de IPTU atrasado.

Onde é possível pagar o IPTU atrasado

Depois de realizar o acordo, você deve ficar atento as datas de vencimento e também onde pagar IPTU em atraso.

Muitas prefeituras disponibilizam o pagamento a esses parcelamentos por meio de boletos que podem ser pagos em:

  • Agências bancárias
  • Lotéricas
  • Caixas eletrônicos.

Ou ainda, é possível pagar IPTU vencido pela internet ,  por meio do internet banking e aplicativos do seu banco.

Como nós abordamos neste artigo 

Como faço para pagar meu IPTU atrasado?

É uma das dúvidas mais frequentes entre os contribuintes. Pois as parcelas do IPTU em atraso podem trazer transtornos para os contribuintes.

Por isso, o ideal é consultar os débitos, verificar como pagar imposto atrasado e regularizar a situação o quanto antes.

Sendo assim, coloque nossas dicas de imposto atrasado como pagar. E compartilhe conosco seus comentários sobre esse assunto.