Skip to content

Sem Dívida: IPTU em Débito Automático é melhor opção!





Saiba porque o IPTU débito automático é a melhor forma de pagamento. Hoje em dia o cidadão brasileiro pode contar com o pagamento automático por débito em diversos setores da sua vida e agora essa vantagem se expande para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Já pensou pagar o IPTU em débito automático? Essa já é uma realidade em várias regiões em território nacional e você certamente precisa saber como se beneficiar dessa possibilidade.

O débito automático para IPTU permite que o cidadão aproveite diversas vantagens e você não quer ficar de fora, certo? Ficou interessado em saber mais sobre débito automático do IPTU?




Acompanhe esse artigo com bastante atenção e entenda exatamente o que deve ser feito para você aproveitar esse benefício.

Como cadastrar IPTU no Débito Automático?

iptu
Sem Dívida: IPTU em Débito Automático é melhor opção!

Quando você opta por pagar o IPTU via débito automático, você acaba escolhendo a forma mais vantajosa de realizar o pagamento dessa conta, pois você acaba evitando pagar multas por atraso. O processo de como colocar o IPTU em débito automático é o seguinte:


    1. Faça o pagamento da primeira parcela do ano de 2020 diretamente em uma agência, pela internet ou no caixa eletrônico;
    2. Preencha o formulário de autorização enviado juntamente a notificação do lançamento ou obtenha-a na Consulta IPTU 2020 (http://www3.prefeitura.sp.gov.br/editeg/forms/frm_principal.aspx);
    3. Entregue a autorização ao seu banco dentro da data de vencimento da primeira parcela;
    4. Desta maneira, já na segunda parcela, o pagamento do IPTU por mês em 2020 é efetuado por débito automático na conta que foi indicada no formulário de autorização, dentro da data de vencimento.

    É importante entender que esse procedimento poderá ser feito em qualquer momento durante o ano e sempre irá começar a contar na parcela seguinte e o procedimento valerá para os anos seguinte quando o IPTU é parcelado. Esse processo funciona dessa forma, pelo menos no estado de São Paulo, em outros estados o procedimento pode ser diferente.

    O IPTU no Débito Automático vale a pena?





    O IPTU em débito automático é muito mais vantajoso, pois quem precisa realizar o pagamento desse imposto não precisará se preocupar mensalmente em dirigir-se até uma Lotérica, por exemplo, para pagá-lo.

    Quando você atrasa o pagamento do IPTU acaba tendo que pagar juros e esse valor pode ser significativo. Desta forma, é indicado colocar o IPTU em débito automático para evitar esse tipo de problema.

    Isso significa que esse tipo de pagamento é ideal para quem tem uma vida muito corrida e deseja se livrar da dor de cabeça que é atrasar o imposto. Quer saber mais sobre o débito automático do IPTU? Continue lendo esse artigo.

    No Débito Automático, é parcelado?




    Sim, é comum que o IPTU débito automático seja apenas para o IPTU que foi parcelado. Em São Paulo, por exemplo, o cidadão só poderá contar com essa opção vantajosa de realizar o pagamento quando optar por pagar o IPTU dividindo em parcelas.

    Você pode pesquisar com a prefeitura da sua cidade como isso funciona na sua região, porém, o mais comum é que o débito automático só seja válido para quem opta pelas parcelas.

    Entenda que o IPTU pago todo à vista pode ser vantajoso também, já que você não precisará ficar preocupado com o pagamento no restante do ano e ainda poderá contar com descontos. Colocar IPTU em débito automático é um benefício, mas pagá-lo à vista também é uma opção que você pode considerar.

    Dívida Iptu

    Quais as vantagens de colocar contas fixas no débito?

    Certamente você consegue contar com vantagens ao colocar o IPTU 2020 em débito automático, assim como você também consegue contar com esses benefícios ao colocar qualquer conta fixa em débito automático.

    Veja só quais são as principais vantagens:

    • Isenção de taxas adicionais em boletos;
    • Sem tarifa, pois geralmente é gratuito;
    • Conta paga exatamente no dia do vencimento;
    • Possibilidade de ganhar pontos com o banco;
    • Evita que você esqueça do pagamento;
    • Sem a necessidade de se preocupar com contas;
    • Não há perda de tempo em casos de problemas com boleto;
    • Em caso de erro é possível cancelar antes da data de vencimento.

    Ou seja, é uma forma de pagar muito mais vantajosa.

    Toda prefeitura pode cadastrar? Como saber?

    Para saber se a prefeitura da sua cidade também permite que essa forma de pagamento seja válida na sua região, é essencial que você entre em contato com os responsáveis pelo IPTU. Sendo assim, visite a prefeitura ou ligue para saber como funciona o IPTU débito automático na sua cidade.

    Não é toda prefeitura que aceita o cadastro para débito automático, ou seja, nem todo mundo pode contar com esse benefício, por isso é importante entrar em contato para mais informações. Não se esqueça de ligar para a prefeitura para saber se há essa possibilidade e passe a contar com esse benefício.

    Veja o vídeo: