Skip to content

IPTU Online: O que ninguém te contou Até hoje





Com o IPTU online, sabia que é possível ver tudo sobre seu imposto de forma rápida e prática sem sair de casa? Veja o que você pode fazer online sobre seu IPTU.

Estamos acostumados a receber todos os anos a cobrança do IPTU pelos correios. E após isso procurar algum lugar para realizar seu pagamento.

Mas na era da tecnologia e que tudo pode ser feito de casa, bastando apenas ter um celular, tablet, notebook ou computador com internet. Até os impostos entraram nessa onda e entrou na era digital.

Os órgãos públicos não perderam tempo para colocar tudo na internet, inclusive seu IPTU. Sendo possível ver diversos serviços.




O objetivo é facilitar a vida do contribuinte e amenizar aquelas filas, reclamações que acontecem no dia a dia do serviço público.

Neste artigo, vamos explicar tudo e tirar as dúvidas sobre IPTU online.

Atente-se aos nossos tópicos:


iptu consulta online

IPTU online no topo das pesquisas do Google





No Google se você pesquisar IPTU online aparecera vários sites de prefeituras e também de secretaria municipal de fazenda. Aonde é possível acessar informações e até fazer emissões do boleto sobre o seu IPTU online sem precisar pegar filas. Assim rápido e prático.

No topo das pesquisas Google estão IPTU – Online – PBH da prefeitura de Belo Horizonte:

  • SEU IPTU de Duque de Caxias;
  • SF | IPTU Online – Portal PJF da prefeitura de Juiz de Fora;
  • IPTU | Secretaria Municipal da Fazenda | Prefeitura da Cidade de São Paulo;
  • IPTU | Emissão de segunda Via | Prefeitura da Cidade de São Paulo;
  • Serviços Online – PMSM Prefeitura de Santa Maria RS;
  • Segunda Via da Parcela do IPTU | Serviços Online Prefeitura de Jundiaí SP.

Essas são algumas pesquisas do topo do Google referentes ao IPTU online que aparecem na primeira página. Além disso representa boa parte das pesquisas e dos serviços procurados na internet referente ao IPTU na internet. A partir disso, também é possível saber quais serviços podem ser realizados.

Você pode fazer uma consulta online do seu IPTU na internet. É só fazer a pesquisa no Google, e no topo de sua pesquisa aparecerá o que deseja. Por exemplo posso pagar IPTU pela internet, e vai aparecer várias opções e caso queira ser mais específico só pesquisar com o nome da sua cidade.

5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre IPTU

  • 1 – A cobrança do IPTU cabe ao município aonde estar o imóvel. Ele pode variar de acordo com cada cidade, sobre as taxas, parcelamentos e descontos.

Alguns municípios disponibilizam em seus sites tudo que é cobrado no IPTU para melhor entendimento do que você estará pagando.

  • 2 – Geralmente a cobrança do IPTU estar de acordo com algumas informações do imóvel como: o tamanho do terreno, quantidade de área construída, sua localização, o tipo de construção e seus acabamentos, além de como o imóvel pode estar avaliado.
  • 3 – Caso não concorde com o valor que está sendo cobrado pode pedir uma reavaliação do mesmo. Desde que faça isso diante de um prazo que normalmente é estabelecido pela prefeitura.
  • 4 – Algumas pessoas tem direito a isenção de pagamento do IPTU. Esse direito é reservado para pensionistas, aposentados e beneficiários do INSS. Entretanto, a prefeitura de cada cidade define um valor mínimo de isenção.
  • 5 – E caso não pague seu IPTU, isso pode se tornar uma dívida ativa com o governo. Temos um outro artigo que fala mais sobre isso.

Veja Como É Fácil Consultar IPTU pela Internet

pagar iptu onlineOs sites das prefeituras dos municípios disponibilizam um acesso muito prático e rápido para os usuários contribuintes.

Primeiro procure pelo site da prefeitura da sua cidade no Google, supondo que more no Rio de janeiro digite IPTU RJ online, por exemplo. E aparecerá o link da página que procura de maneira mais rápida.

Ao abrir a página do site em alguns casos poe ser necessário criar um login e uma senha de acesso, ou apenas utilizar da inscrição imobiliária. Pode ser que peça outras informações, mas é coisa simples e sem dificuldade.

Por meio dessa consulta é possível emitir segunda via do IPTU, ver parcelamentos, emissão de boletos consultas de pagamento, dentre outros serviços. Pois os serviços oferecidos iram depender de cada município.

Quem Paga o IPTU: Inquilino ou Proprietário?

E quando um imóvel é alugado quem deve pagar o IPTU o inquilino ou o proprietário?

Essa deve ser uma dúvida de muitas pessoas, principalmente de quem está à procura de um aluguel.

Segundo a lei n° 8.245/1991, conhecida como a lei do inquilinato, o dono do imóvel pode incluir no contrato uma clausula definindo que quem deve pagar o IPTU, junto a outras despesas é o locatário.

Porém, no Código Tributário Nacional, fala que o IPTU é um imposto referente a propriedade. Ou seja, isso quer dizer que a responsabilidade de pagamento é do dono do imóvel e não da pessoa que alugou.

Pra ficar mais claro, caso o IPTU não seja pago a responsabilidade de devedor é inteiramente do dono. Por isso é bom que entre as partes aja um acordo sobre esse assunto antes mesmo de firmar o contrato.

O Que É Feito com o Suado IPTU que Você Paga?

Muitos acreditam que o destino do IPTU é único e exclusivamente para melhorias na infraestrutura.

Porém, assim como outros impostos que pagamos o IPTU vai para cofres públicos para ser investidos em diversas áreas.

Quem irá decidir como será aplicado normalmente é o prefeito. O IPTU junto a outros impostos municipais é unido e deverá ser destinado à educação, saúde, infraestrutura, saneamento básico e dentre outros benefícios para as cidades.

Atrasou Meu IPTU. E Agora? Dá Para Pagar pelo Celular?

Deixou o IPTU atrasar? E agora quer saber se tem como pagar o IPTU online?

Quanto isso fique tranquilo é possível fazer o pagamento de IPTU atrasado pelo celular ou outros dispositivos e computadores.

Para realização do pagamento basta acessa o site da prefeitura do município aonde o imóvel está localizado e consultar débitos, emitir 2° via de pagamento.

E o pagamento do IPTU pela internet você pode por exemplo fazer pelo internet banking, utilizando a 2° via do IPTU.

Só lembrando que isso pode mudar dependendo da cidade por isso consulte tudo antes no site da prefeitura do seu município, para obter todas as informações.

O que você achou deste conteúdo? Aproveite para saber mais acessando os outros artigos do blog IPTU Consulta

veja também o vídeo: