Skip to content

IPTU São Paulo e Valor Venal, Saiba Mais!





Entenda como funciona o IPTU em São Paulo a partir do valor venal do imóvelSe você possui um imóvel em São Paulo, seja ele Residencial ou comercial é fundamental entender a respeito do valor venal do imóvel, pois a partir dele é possível entender melhor sobre alguns  dos impostos cobrados no município de São Paulo.

Como o imposto sobre a propriedade Predial e territorial Urbana (IPTU), e o imposto sobre transmissão de bens Imóveis (ITBI). Pois ambos os impostos utilizam o valor venal de imóvel, em sua base de cálculos.

Apesar de ser uma informação presente no carnê do imposto, muitas pessoas ainda não sabem, como funciona valor venal IPTU na prefeitura de São Paulo.




Por isso no artigo de hoje, vamos te ajudar a entender melhor a respeito deste assunto.

Acompanhe!

IPTU São Paulo Valor Venal
IPTU São Paulo Valor Venal

Não deixe de acompanhar essa leitura e onde vamos esclarecer as dúvidas mais frequentes, a respeito do valor venal do imóvel em São Paulo.



Como Funciona o Valor Venal do IPTU São Paulo?

O IPTU em São Paulo utiliza o valor venal do imóvel, como base de cálculo. E para chegar ao valor venal do imóvel, são levados em consideração diversos fatores, como:

  • Qual é área do terreno
  • Qual é área construída
  • A idade de construção do imóvel, entre outros fatores.

A Secretaria da Fazenda faz a apuração dos dados e do valor médio dos imóveis na região, para chegar ao valor venal.

Cálculo do IPTU pelo valor venal

Depois de calculado o valor venal referência do IPTU em São Paulo, a Secretaria da fazenda leva também em considerações outras informações como alíquotas,  descontos e acréscimos para chegar no valor final do IPTU.

  • Para imóveis utilizados como residência, o cálculo do IPTU é de 1% do valor venal do imóvel.
  • Já para outros tipos de imóveis, e até mesmo para terrenos o percentual do IPTU é de 1,5% do valor venal.

É Importante Ressaltar

De acordo com o valor do imóvel, podem existir acréscimos ou descontos no valor das parcelas do IPTU.

Para calcular de maneira adequada o imposto,  é possível verificar as tabelas disponibilizadas pela Secretaria da Fazenda de São Paulo:

consulta valor venal iptu sao Paulo

Consultar Valor Venal de Referência de São Paulo

É possível consultar o valor venal do Imóvel em São Paulo, através do site (http://www3.prefeitura.sp.gov.br/tvm/frm_tvm_consulta_valor.aspx).

Após acessar o site basta digitar o número do cadastro imóvel, ou seja o número do IPTU, inserir a data e em seguida clicar em pesquisar.  

Você também pode ir pessoalmente a um dos locais de atendimento presencial da Secretaria da fazenda no município (https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/fazenda/atendimento/)

Como Retirar a Certidão de Valor Venal SP?

Outra forma de saber o valor o venal do imóvel, é através da certidão. Assim como a consulta, a certidão do valor venal IPTU em São Paulo, também pode ser retirada pessoalmente em um dos postos de atendimento.

Ou pela internet, acessando o site:  (https://www3.prefeitura.sp.gov.br/cert_cad/cert_cad_imp01.asp). Inserindo o número do cadastro do imóvel.  

Valor Venal e Valor de Mercado, Qual a Diferença?

O valor venal do Imóvel dp IPTU, é calculado com base nos dados apurados pela Secretária da Fazenda do município, que pode não ser atualizado com frequência.

Já o valor de mercado, é o valor atual do imóvel. Que é calculado, em geral por corretores de imóveis, por exemplo, que se baseia nos valores dos imóveis semelhantes naquela região em um determinado período.   

Acompanhe mais informações sobre o IPTU em nosso blog → Consultar IPTU  e veja também o vídeo: