Skip to content

Saiba o que é IPTU TRSD

Entenda melhor o  que é IPTU TRSD, e esclareça suas dúvidas ao longo do artigo. Em meio a grande quantidade de impostos e de taxas que o contribuinte precisa pagar, a TRSD que está sendo incluída ou cobrada de forma separada ao IPTU, tem gerado muitos debates.




E não é à toa, afinal muitos contribuintes já precisam pagar um valor elevado em seus impostos.

E aplicação de mais esse valor de taxa, gera custos mais elevados para orçamento familiar ou, até mesmo, para as finanças de quem possui um negócio próprio.

Durante esta leitura, iremos explicar de forma simplificada as informações relacionadas ao IPTU e TRSD. Aproveite o nosso artigo, e solucione suas dúvidas sobre o tema.  


IPTU TRSD 2019
Veja mais informações sobre a TRSD, neste conteúdo!



O Que é IPTU TRSD?

Provavelmente você não saiba o que é IPTU TRSD, mas essa taxa já pode estar sendo cobrada em seu carnê de imposto há tempos.

A Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD), tem uma nomenclatura extensa, mas na prática também é conhecida como “taxa do lixo”.



Onde deve ser usado o valor arrecadado?

O objetivo desta taxa, é de arcar com os custos dos serviços de coleta,  remoção, tratamento e até mesmo a destinação de lixo dos imóveis, de forma específica.

Na prática, isso quer dizer que a prefeitura, só deve destinar o valor arrecadado da “taxa do lixo”, para essas finalidades. E não pode utilizar esse recurso, para outros serviços de limpeza urbana, como a limpeza das ruas e dos bueiros, por exemplo.  

O Que é o TRSD Em Si?

Algumas cidades já adotam essa taxa há tempos, e o pagamento já está embutido nos valores do IPTU. Outros municípios porém, tem cobrado o valor da taxa de forma separada ao imposto.

Os valores de cobrança dessa taxa, variam conforme a lei municipal pela qual ela foi desenvolvida.

Cobrança da taxa

A cobrança da “taxa de lixo”, é um tema que tem gerado bastante polêmica entre os contribuintes. E e até mesmo,  tem se tornado medida de ações judiciais em função dos valores abusivos, de diversos municípios.

Isso porque em inúmeras cidades, como em Itajaí em Santa Catarina, um dos dados que são levados em conta na hora de calcular a taxa é quantidade de metros quadrados do imóvel e das áreas comuns (em caso de prédios). Com isso, muitas vezes o valor da “taxa de lixo” chega a ser maior até do que o cobrado pelo IPTU.

Emissão do IPTU TRSD, Como Fazer?

Nos municípios onde o valor da taxa, é cobrada embutida no IPTU. Basta utilizar o carnê de pagamento do próprio imposto, ou emitir a 2 ª via IPTU TRSD, através do site da secretaria da fazenda ou de finanças do município.

Acompanhe o exemplo:

Para quem mora em  salvador e quer emitir o IPTU TRSD, por exemplo, basta:

  • Entrar no site (http://www.sefaz.salvador.ba.gov.br/Iptu/Emissao2via_iptuTrsd)
  • Inserir o número de inscrição do imóvel ( presente no IPTU)
  • E clicar em consultar

O que é TRSD

Quando a cobrança é feita de forma separada do carnê do IPTU, o processo para emissão da TRSD é bastante semelhante.

Valores de IPTU TRSD 2019 Atualizados, Saiba Mais!

Os reajustes, também têm gerado grande polêmica entre os contribuintes, como no caso do IPTU/TRSD Recife, que teve aumento considerável. Fazendo com que em alguns casos o valor do IPTU somado ao TRSD, tenha ficado até 70% mais caro.      

Para ter acesso aos valores atualizados do IPTU TRSD 2019, entre no site da secretaria da fazenda de seu município, ou verifique essa informação no carnê do IPTU.

Acompanhe mais informações sobre o IPTU em nosso blog → Consultar IPTU

Acompanhe o vídeo: