Skip to content

Como saber o Número do IPTU? Fácil e rápido!





Saiba como é possível achar o número do IPTU de forma simples.

O número do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pode ser muito mais importante do que você imagina, portanto, é essencial que você entenda melhor sobre esse dado.

Essa informação é fundamental para fazer consulta do imposto e pode ser usada até mesmo para pagá-lo, por exemplo, sendo assim, você precisa saber mais sobre como achar o número do IPTU.

Por mais que se trata de um dado bastante importante, acaba sendo bastante comum que muitas pessoas não saibam como encontrar essa informação, desta maneira, você precisa aprender esse processo, certo?




Ficou interessado nesse assunto e quer saber mais? Continue lendo esse artigo para entender melhor sobre o número do IPTU. Boa leitura!

Número do IPTU pelo endereço

Como saber o Número do IPTU Fácil e rápido!
Como saber o Número do IPTU Fácil e rápido!

Conseguir identificar o número do IPTU por meio do endereço pode ser feito sem nenhuma dificuldade e para que isso seja possível, basta que você faça o que for dito a seguir.




Para achar o número do IPTU pelo endereço é necessário que você tenha em mãos:

  • A requisição referente ao número do contribuinte IPTU e você consegue emitir essa requisição em uma agência de atendimento da Secretária de Finanças e Desenvolvimento Econômico mais próximo de você;
  • Para emitir esse comprovante legítimo do requerente se faz necessário agendar por meio do site da prefeitura da sua cidade uma consulta;
  • Em cidades pequenas esse tipo de atividade talvez não esteja disponível, sendo assim, ligue diretamente na prefeitura para mais informações;
  • Também é necessário do documento oficial do dono desse imóvel, CPF ou RG.

Quando você tem o número de inscrição em mãos, será necessário visitar o Seu IPTU (https://www.seuiptu.com.br), inserir o nome da cidade em que o imóvel se encontra e a inscrição.

O número do IPTU pelo endereço só poderá ser visualizado pelo proprietário do imóvel.

Número do IPTU pelo CPF





O número do IPTU também pode ser encontrado com o CPF em mãos e é um processo similar a busca realizada com o endereço. Em São Paulo ou no Distrito Federal, ou seja, em cidades grandes, o solicitante consegue fazer a consulta do número do IPTU pelo CPF usando o espaço digital da prefeitura.

Basta encontrar as alternativas como “Consultar relação do imóvel por CPF” ou “Localização do Número do Contribuinte”. Contudo, se você é de uma cidade pequena e que não possui um site com a disponibilidade desse recurso, a melhor estratégia é entrar em contato com prefeitura, ligando, mandando e-mail ou até fazendo uma consulta presencial.

É importante entender que essa informação é protegida, sendo assim, esse número só é disponibilizado para o dono do imóvel.

Outras formas de conseguir o número do IPTU




A outra maneira de conseguir o número do IPTU é por meio do carnê ou guia de pagamento desse imposto.

Embora cada carnê seja diferente de uma cidade para a outra, o número geralmente pode ser encontrado no lado superior direito desse boleto.

Além de saber como achar o número, você também deve saber no que esse dado consiste, o número do IPTU SP, por exemplo, será constituído por 11 números e são eles:

  • Os três iniciais informam o setor;
  • Os três seguintes informam a quadra;
  • Os quatros seguintes se referem ao lote;
  • O número que ficam separados por dígito é o famoso “dígito verificado”.

Quer saber mais sobre esse número que fica no IPTU? Continue lendo esse artigo para mais informações.

Número do IPTU pelo CPF

Para que serve este número?

O número do IPTU é muito importante e não se limita ao pagamento desse imposto, já que também é essencial para conseguir realizar a consulta da taxa e visualizar o valor que precisa ser pago.

A data de vencimento do carnê também pode ser consultada com esse número. Se for necessário conseguir a segunda via desse imposto, o número do contribuinte será necessário.

É importante entender que a composição desse número poderá ser diferente de um estado para outro, como já dito, o de São Paulo possui 11 dígitos, já o de Belo Horizonte chega aos 15 dígitos.

Ao realizar a consulta de número do IPTU, você pode acabar de deparando com outras formas de reconhecer esse dado, como:

  1. Número do imóvel;
  2. Índice cadastral;
  3. Setor-Quadra-Lote (SQL);
  4. Número de inscrição imobiliária.

Tudo vai depender da cidade em que você está.

É possível pagar IPTU só com o número?

Pode ser que em algumas cidades seja possível realizar o pagamento desse imposto apenas com o número do IPTU, porém não é garantido que toda região brasileira aceite essa forma de pagamento.

Sendo assim, consulte como isso funciona na sua cidade, você pode entrar em contato com a prefeitura para conseguir saber sobre isso.

Agora que você já sabe tudo sobre o número do IPTU, já está pronto para identifica-lo. Para mais informações, acesse o blog → Consulta IPTU e assista o vídeo: