Skip to content

3 Motivos para você pagar IPTU à Vista!





Pagar IPTU à vista ou não pagar, eis a questão! Muitas pessoas se questionam sobre isso e a maioria dos especialistas responde com um simples, depende, afinal de contas existem vários fatores que envolvem essa tomada de decisão. 

Todas as cidades oferecem a duas opções para realizar o pagamento do valor total do imposto, sendo, parcelar em várias vezes ou fazer um único pagamento, mas de antemão podemos citar três bons motivos para pagar de uma vez só, sendo eles:

  • Você fica livre de imposto, que só voltará no ano seguinte.
  • Possibilidade de um desconto no valor total.
  • Não pagar parcelas com juros inclusos. 

Claro que pagar IPTU à vista compensa, quando está com todas as finanças organizadas para isso, o que a maioria dos brasileiros já deveriam fazer, ou seja, esse é um imposto anual e já deve ser incluso no orçamento de casa automaticamente. 




Neste artigo vamos explicar o porquê de valer a pena e como isso pode ser feito de uma forma bem simples e às vezes sem precisar sair de casa, confira. 

Pagar IPTU à vista é um bom negócio?

Pagar IPTU à vista tem desconto
Pagar IPTU à vista tem desconto

Apesar dos descontos oferecidos pelas prefeituras do país não serem tão grande, sim, é vantagem pagar IPTU à vista, e para que você tenha a certeza disso, vamos apresentar algumas boas razões, que são:

  • Não se corre o risco pagar multas caso atrase o pagamento da parcela.
  • O imposto quando parcelado acarreta juros em cada parcela, e isso seria evitado. 
  • Exclui a possibilidade de acumulo de contas a pagar mensalmente. 
  • Dificilmente você teria um rendimento melhor em caso de investir o valor. 

Em contra partida é preciso raciocinar bem, pois não vale a pena pagar IPTU à vista, se for necessário atitudes, como por exemplo, fazer comodatos para fazer esse pagamento, e ainda é essencial pensar no seu momento financeiro atual. 




Por exemplo, para autônomos a opção de parcelamento pode ser mais arriscada, pois não se sabe os proveitos do mês seguinte, já quem tem um salário fixo pode fazer uma programação dos pagamentos de uma forma que não afete tanto no orçamento. 

Para quem já está em atraso em relação a esse imposto, em nosso artigo, “Negociar IPTU Atrasado de Imóvel”, mostramos que mesmo esses atrasados podem negociados, então não deixe de ler.

Como Pagar IPTU à vista – Passo a passo

Na verdade, nem é preciso de um passo a passo de como pagar IPTU à vista, basta pegar o boleto e fazer o pagamento usando o código de barra indicado como parcela única, pois nele o valor já está com desconto. 




Por ter um código de barra já impresso ele pode ser pago em qualquer lugar, por exemplo:

  • Lotéricas.
  • Caixas eletrônicos.
  • Internet Banking.

Esse boleto também pode ser emitido através do site da administração da cidade, caso não o tenha em mãos, o importante é estar sempre atendo com a data de expiração do desconto, e isso pode variar de uma cidade para outra. 

Mas no caso de pessoas que querem realizar o pagamento IPTU à vista de anos anteriores, é preciso entra no site da prefeitura de onde mora e solicitar uma negociação de débitos, ou ir pessoalmente ao departamento responsável de seu município. 

Para quem mora na cidade do Rio de Janeiro, em nosso artigo, “Onde é Feito o Parcelamento do IPTU?”, demonstramos como todo o procedimento de parcelamento de dívidas pode ser feito, não deixe de ler.

Quem paga à vista tem desconto?

Sim, como já foi dito nos tópicos acima e como toda população sabe, se pagar o IPTU à vista tem desconto, mas os valores dos descontos são bem variados, e os descontos nas principais capitais do país são:



  • Brasília – DF: 10% de desconto.
  • Rio de Janeiro – RJ: 7% de desconto.
  • São Paulo – SP: 3% de desconto.
  • Belo Horizonte – MG: 5% de desconto.
  • Campo Grande – MS: 20% de desconto.
  • Curitiba – PR: 4% de desconto.
  • Cuiabá – MT: 20% de desconto.
  • Florianópolis – SC: 10% de desconto.
  • Natal – RN: 16% de desconto.
  • Porto Alegre – RS: 20% de desconto.
  • Recife – PE: 10% de desconto.
  • Salvador – BA: 7% de desconto.
  • Vitória – ES: 20% de desconto.

Para saber se pagar IPTU à vista tem desconto ou não na cidade em que está residindo no momento, basta se informar no site da mesma, ou observar o boleto do imposto que for entregue em sua casa.

Vantagem pagar IPTU à vista

É possível adiantar o pagamento anual do IPTU?

É preciso entender que os órgãos administrativos de todas as cidades oferecem várias formas de pagamento deste imposto, seja com ou sem desconto, parcelado ou em pagamento único e é preciso saber quais as opções de sua cidade. 

Todos sabem que pagar o IPTU à vista tem desconto, mas caso tenha perdido o prazo para receber o desconto, ainda restam às opções de pagar de uma só vez sem desconto e parcelado, como já explicamos. 

Mas caso o cidadão perdeu também a data de pagamento em parcela única sem desconto é possível fazer os pagamentos das parcelas antecipadamente em um dia só, é bem simples. 

Mas não tem como pagar IPTU à vista referente aos anos que ainda não vieram, por exemplo, não é possível pagar em 2020 o IPTU de 2021, é preciso esperar que a prefeitura da cidade envie os boletos, que geralmente só acontece no começo de cada ano. 

Informações sobre IPTU? A Prefeitura pode dar!

Sim, a prefeitura da cidade em que reside deve oferecer todas as informações sobre como pagar IPTU atrasado à vista, como pagar o IPTU atual com desconto, como são calculados ou valores e etc.

Ou seja, os órgãos responsáveis pelo IPTU têm a obrigação de informar toda a população sobre as condições de pagamento do mesmo e ainda todas as informações que os cidadãos necessitarem sempre o assunto.

Para saber mais se vale a pena pagar o IPTU à vista ou não ou outros impostos como o IPVA, assista ao vídeo abaixo, onde um especialista opina sobre toda a situação:


Se você perdeu o prazo de pagar IPTU à vista, e está atrasado, não se preocupe, pois isso pode ser resolvido, e em nosso blog, “Consultar IPTU” você pode encontrar todas as informações necessárias para isso. 

E saiba que pode sempre entrar em contato conosco, usando o formulário que está na página “Contato”.