Skip to content

Parcelamento IPTU em 2021 – Conheça as regras!





Parcelamento IPTU 2021 pode ser realizado. Você sabia? Para auxiliar os contribuintes e facilitar a situação monetária de todos, as Prefeituras aceitam o pagamento desta taxa, na forma parcelada.

Este é um bom benefício. Se você não o conhecia saiba que é válido buscar todas as informações possíveis sobre isto. Com os detalhes em mãos fica fácil usufruir deste modo de pagar.

O que não pode é deixar passar a oportunidade, não é? Naturalmente que antes de aceitar a proposta de financiamento é necessário avaliar as condições. Veja se as prestações estão adequadas e se cabem em seu orçamento.

Mas, não é preciso muita preocupação, pois podemos te adiantar que geralmente, boas condições de pagamento são conseguidas junto ao órgão municipal, responsável pelo controle deste tributo.




Então fique alerta. Tome conhecimento de todas as regras e disposições sobre o assunto. Aproveite o que trazemos para você neste post. Lendo até o final você fica por dentro de muitos detalhes.

Entenda como são estabelecidas as normas e prazos para este tipo de parcelamento. Descubra quais Estados e cidades ainda estão com parcelamento disponíveis e aprenda como parcelar usando a Internet.

Fique com a gente e confira:

atualizar endereço

3 Formas de Atualizar seu IPTU!

Calcular IPTU em menos de 5 minutos!

Calcular IPTU em menos de 5 minutos!

Parcelamento IPTU em 2021 – Prazos e definições

Parcelamento IPTU
Parcelamento IPTU em 2021 – Conheça as regras!

O IPTU é um imposto que precisa ser pago todo ano. É importante que este pagamento seja efetuado dentro do prazo estipulado. Esta quitação vai garantir  seu sossego e o controle de suas finanças anuais, pois não há nada pior do que carregar dívidas de um ano para outro.




Este imposto é uma conta que se deve considerar, pois trata-se de preservar seu patrimônio, não é? Quem deixa acumular IPTU  e passa anos sem acertar, corre sério risco de perder seu imóvel para órgão público.

Então, antes que a coisa aperte, o melhor é informar-se sobre os prazos e fazer o pagamento. E isso é bem simples de ser feito. Você pode conhecer os pormenores sobre este tributo acessando o Portal de sua Prefeitura na Internet.

Mas, se faz questão de informações presenciais, dirija-se à Secretaria Municipal de Fazenda de sua cidade.

Os prazos e normas desta taxa predial e territorial não são as mesmas para todo o Brasil. Elas variam de cidade para cidade, pois cada administração municipal tem autonomia para criar, através de leis próprias, suas regras específicas. É isto que estabelece a Constituição Federal .

Neste ano de 2021, especialmente, a maioria das Prefeituras estão prorrogando as datas-limite e adiando os vencimentos, para facilitar o pagamento. Em  algumas cidades o prazo de pagamento das parcelas foram estendidas até novembro e dezembro para quem optou pelo parcelamento,  e já quitou a 1ª cota,.

Se você ainda não quitou seu imposto, vá atrás desta informação, pois certamente ainda há chance de realizar o pagamento, sem juros. Pagar dentro do prazo te poupará uma série de aborrecimentos.



Parcelamento IPTU em 2021 – Quais as regras?

As regras para o pagamento do IPTU não são as mesmas para todas as cidades brasileiras. Elas dependem do que está estabelecido nas leis de cada Município. Algumas condições estabelecidas podem coincidir, mas são únicas para cada localidade.

Isto significa que não há uma regra unânime e obrigatória que regule o parcelamento deste imposto. Podemos tomar como exemplo, as regras estabelecidas em alguns locais, mas não quer dizer que sejam as mesmas em sua cidade.



Veja alguns modelos de parcelamento, que norteiam o pagamento do IPTU no Rio de Janeiro e em São Paulo.

  • Parcelamento IPTU 2021 RJ- Rio de Janeiro

Na cidade do Rio de Janeiro o imposto pode ser parcelado de duas formas:

  • Em até 24 vezes se for de forma simplificada
  • Em até 84 vezes – utilizando-se um formulário digital

Para os contribuintes cariocas que estiverem interessados nestas formas de pagamento, a Prefeitura disponibiliza uma página na Internet denominada “Carioca Digital”.

O endereço é https//carioca.rio/.

  • Parcelamento IPTU 2021 SP- São Paulo

Os paulistanos também podem requerer seu parcelamento. Para quem é proprietário na cidade de São Paulo, está disponível um Portal na Internet, criado especialmente para resolver problemas de dívidas com a Prefeitura. As regras são as seguintes:

  • Quem tem valores em atraso e deseja parcelar, pode fazê-lo em até 36 vezes. Mas, há um limite para a parcela. Esta não pode ficar abaixo de R$140,00
  • Para os proprietários que tem dívida acima de R$154.000,00, outra condição foi pensada. Eles podem realizar um parcelamento de até 80 vezes.

O IPTU sai mais caro se for parcelado?

O IPTU pode ser pago de duas maneiras. Em uma cota única, quitando todo o valor devido, ou através de parcelamento. Quando o contribuinte faz opção pelo parcelamento, deve considerar os juros que são acrescentados.

No entanto, como o IPTU é um imposto cujas regras variam de uma para outra cidade, há casos em que pode-se dividir o valor total deste tributo, sem acréscimo. Este é o caso da cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, que ofereceu a seus cidadãos a oportunidade de parcelamento em até 5 vezes sem juros.

Mas, é preciso observar, como já citado anteriormente, que em cada Município as leis são diferenciadas. O acréscimo de juros não é portanto, regra geral, vai depender de cada Prefeitura.

Parcelamento IPTU 2021

Principais Estados que ainda estão com parcelamento disponível

O prazo para pagamento IPTU 2021 foi prorrogado em 27 cidades do Brasil, no entanto, a maioria delas restringiu os pedidos de solicitação ao primeiro semestre. O parcelamento só é oficializado com o pagamento da 1ª cota e esta não teve seu limite estendido além de agosto, na maior parte dos Municípios.

Em algumas cidades o pagamento das parcelas do IPTU, foi prorrogado. Veja  alguns Estados em que ocorreram alterações:

No Espírito Santo – A Prefeitura de Vitória prorrogou para o segundo semestre 2021 as mensalidades de quem já havia efetivado o parcelamento com o acerto da 1ª parcela.

A alteração atinge portanto, a 2ª , 3ª e 4ª mensalidades do parcelamento. A 2ª passou para a data-limite de 14/10/2021. Dando seguimento a isto, a 3ª cota ficará para 13/11/2021 e a 4ª deve ser quitada até 13/12/2021.

No Estado de Minas Gerais –  a cidade de Belo Horizonte prontificou-se a prorrogar os parcelamentos. No entanto, somente favoreceu ao comércio, por estar ligado à atividades que têm necessidade de aglomeração para seu funcionamento.

O prazo para que estes estabelecimentos e empresas efetuem o pagamento, sem juros, das parcelas de abril, maio e junho, passou para o segundo semestre. Conforme medida adotada pela Prefeitura, as datas de pagamento ficaram entre 15/11 e 15 de abril de 2021.

Ainda no Estado de Minas Gerais – Na cidade de Nova Serrana – o parcelamento ainda está disponível. Se você vive ali e quer facilitar sua vida, corre lá na Prefeitura, que ainda dá tempo! Você pode solicitar a partir de 16/10 com data-limite até  16/12. Os juros só incidirão sobre quem atrasar o acerto das parcelas
Parcelamento IPTU 2021 Rio de Janeiro –  Na Cidade do Rio o período para efetuar o pagamento da 1ª cota e solicitar parcelamento extinguiu-se em 30 de agosto. As parcelas subsequentes ficaram dentro do prazo de agosto a dezembro. A negociação foi feita sem acréscimo de juros.
No Rio Grande do Sul – Parcelamento IPTU 2021 Porto Alegre – Esta cidade, capital do Estado concedeu a seus  cidadãos um novo período e novas regras para parcelar o imposto. Agora, pode ser dividido em até 36 meses. Os interessados devem procurar a Prefeitura para maiores detalhes. As medidas valem para os contribuintes que estão apenas com o IPTU deste ano em aberto.

Como parcelar o IPTU pela internet? Passos fáceis!

Todas as Prefeituras têm um serviço de suporte, assistência e comunicação para informar aos contribuintes todos os pormenores do pagamento do IPTU. E todas elas também contam com site, portal ou Blog, na Internet para facilitar o contato e o acesso dos cidadãos.

Mas, saiba que nem todas as Prefeituras disponibilizam o parcelamento pela Internet. Em algumas localidades o contribuinte precisa comparecer ao setor .

A WEB é um facilitador para quem deseja agilizar a vida e resolver as situações sem estresse. Portanto, se você é um desses, que quer praticidade e rapidez, aproveite aqui o passo a passo e faça seu parcelamento utilizando a Internet.

  • A primeira coisa a fazer é acessar o site oficial da Prefeitura de sua cidade. Sendo órgão público fica super simples encontrar o endereço. Basta digitar na busca o nome de sua localidade e  escrever IPTU.
  • Procure pelo serviço  “IPTU” e clique.
  • Seus dados de contribuinte serão solicitados para cadastro no portal.
  • Preencha os dados pedidos e crie uma senha de acesso
  • A partir daí será solicitado o preenchimento de requerimento para solicitar o parcelamento.
  • Preencha a solicitação e clique em enviar
  • Seu pedido será registrado no campo de dados do órgão responsável pelo parcelamento e será analisado.
  • E então é só esperar pela aprovação e fazer o pagamento da primeira cota. É este primeiro pagamento que oficializa o acordo.

O parcelamento IPTU 2021 ainda está disponível em sua cidade? Se você responder aqui nos comentários, poderá ajudar a muita gente. Experimente,  e não deixe de compartilhar o post. Estará divulgando importantes informações. Para obter mais informações, acesse o blog → Consultar IPTU

Já pagou seu IPTU 2021? Não? Conheça a Dívida Ativa São Paulo!

Quando um cidadão não paga seu débito com a Prefeitura da Cidade, (exemplo. IPTU em atraso, multas de trânsito em atraso, etc.) no prazo de vencimento estipulado de cada título, esse débito é inscrito em dívida ativa e a cobrança passa a ser feita por outra área, a Procuradoria Geral da Cidade, mas agora por meios judiciais. Exemplos: processo de execução fiscal ou extrajudiciais, como o protesto, por exemplo.

É Importante Ressaltar que: Os serviços disponíveis para consulta e pagamento são apenas a débitos inscritos em Dívida Ativa.

Transação de débitos inscritos em dívida ativa pela PGFN | BFP



Logotipo do ícone do Facebook - Baixar PNG/SVG Transparente Curta nossa página no Facebook agora mesmo e fique por dentro de nossas novidades!