Skip to content

Prorrogação de Pagamento do IPTU em 2021 – Saiba mais!





A prorrogação pagamento do IPTU 2021 é realidade em muitos Municípios dos diversos Estados brasileiros. Esta é uma decisão que não ocorreu como atitude unânime, pois , nem todas as administrações municipais adotaram a ideia.

Apenas algumas Prefeituras investiram na estratégia. O objetivo é amenizar a situação dos contribuintes e como forma de enfrentamento às dificuldades, que tem acometido o mundo todo, nos últimos tempos.




Uma coisa é certa, aumentar o prazo para realização deste pagamento, vai ajudar a muita gente. Para você  que estava preocupado, pensando no valor que teria que desembolsar, é  válido estar por dentro de toda informação.

IPTU é um tributo obrigatório. Todo mundo sabe que tem que pagar, mas não é fácil dar conta de mais uma despesa. Este é mais um compromisso que vem mexer em nosso bolso. É preciso estar preparado para não perder o equilíbrio.

Por tudo isto é que uma prorrogação pode ajudar. Então, aproveite as informações, fique por dentro de todos os detalhes. Saiba quem tem direito. veja se seu Estado adotou a medida, conheça as datas, entre outras informações.

atualizar endereço

3 Formas de Atualizar seu IPTU!

Calcular IPTU em menos de 5 minutos!

Calcular IPTU em menos de 5 minutos!

Prorrogação de Pagamento do IPTU em 2021 é para todos?

prorrogação do iptu 2020 cuiabá
– Prorrogação de Pagamento do IPTU em 2021 – Saiba mais!

O IPTU é um imposto que incide sobre todo e qualquer tipo de imóvel. Seja ele casa, prédio, comercial ou para indústria, construído ou não. Nenhuma propriedade imobiliária urbana escapa deste pagamento. É obrigatório para os cidadãos, donos de algum imóvel.




Todas as normas que definem a regularidade desta taxa são estabelecidas por Leis Municipais, conforme rege a Constituição Federal do Brasil. Sendo assim,  todo  critério adotado necessita ser oficializado, nada podendo ser feito sem resolução legal.

É por isto que os Municípios que optaram pela prorrogação do IPTU 2021,  necessitam publicar um decreto alterando a forma de pagamento e normatizando, assim, a decisão. E como o objetivo é favorecer o público em geral, a prorrogação contempla a todos os contribuintes.

Prorrogação de Pagamento do IPTU em 2021 – Lista de estados





O Imposto Predial Territorial Urbano é específico de cada cidade. As normas não são impostas por autoridades estaduais ou federais. É cada administração municipal que define seus critérios de cobrança, de prazo, etc. e decide ou não pela prorrogação.

É este o motivo da prorrogação não ter sido estabelecida no país inteiro. Alguns locais optaram por descontos, como forma de amenizar a situação dos contribuintes. Nem todos adotaram a flexibilização do prazo para quitação.

Podemos observar na tabela abaixo, uma lista dos Estados, em que há prefeituras que  favoreceram seus cidadãos, para acerto do IPTU que vence agora em 2021.

Algumas concederam descontos expressivos e lançaram a oportunidade de parcelar, enquanto outras adotaram a opção da prorrogação entre outros benefícios.



Promoveram descontos ou melhoria do parcelamento:

EstadosCidades que  alteraram os critérios para acerto do IPTU
Rio de janeiroRio de Janeiro
AlagoasMaceió
Rio Grande do Sul Porto Alegre

Concederam prorrogação do prazo de quitação do IPTU:

EstadosCidades Condições concedidas para pagamento
AcreRio BrancoProrrogação / Parcelamento
AmapáMacapáProrrogação / Parcelamento
Amazonas ManausProrrogação / Parcelamento
BahiaSalvadorProrrogação / Parcelamento
Goiás BrasíliaProrrogação/ parcelamento
Espírito Santo VitóriaProrrogação/parcelamento
Maranhão São LuísProrrogação
Mato GrossoCuiabáProrrogação
Minas Gerais Belo HorizonteProrrogação ( apenas para empresas cujas atividades acarretam aglomeração de pessoas)
Pará BelémProrrogação
ParanáCuritibaProrrogação
PiauíTeresinaProrrogação
Rio Grande do NorteNatalProrrogação
RondôniaPorto VelhoProrrogação
RoraimaBoa VistaProrrogação
TocantinsPalmasProrrogação

Qual a data da prorrogação?

Como o Imposto Predial Territorial Urbano é regulamentado por cada prefeitura, não há datas únicas de prorrogação. Estas são diferenciadas, variando conforme a realidade de cada lugar. Tudo depende de cada Administração Municipal.

Cada cidade tem suas normas, portanto, o melhor meio de descobrir se o pagamento do IPTU 2021 foi prorrogado, e também conhecer outros benefícios, é entrando em contato com a  Secretaria Municipal da Fazenda de sua localidade.  Faça isto, sem demora, pois muitos prazos já estão se extinguindo.

prorrogação iptu 2020 rj

Vai ter acréscimo de juros?

A maioria das Prefeituras oferecem descontos para pagamentos à vista e dentro do prazo. No caso de pagamentos de anos anteriores, já vencidos, sempre há modos de negociação. Neste caso, naturalmente haverá acréscimo de juros.

Além de gerar multas e juros, a inadimplência pode levar a problemas maiores, como encaminhamento da dívida para a justiça e até mesmo perda do imóvel, que poderá ser leiloado.

Portanto, se você tem IPTU atrasado, o ideal é procurar a Prefeitura o mais breve que puder, para renegociar a dívida. Em algumas cidades consegue-se parcelamento do valor devido, apesar de acrescido de juros.

Onde obter mais informações sobre IPTU?

Conforme já informado no decorrer do post, o IPTU é um tributo devido à Prefeitura. Portanto, é este órgão governamental  que decide todas as regras.

Multas, taxas, acréscimos ou não de juros, descontos, etc., que incidem sobre este tributo, variam de acordo com cada local.

Portanto, a melhor forma de saber se o  pagamento do IPTU 2021 foi prorrogado, e para obter mais informações e minuciosos detalhes, é contactando a administração de cada Município.

A maioria possui, sites na Internet ou portal para informações online,  além do atendimento presencial, no setor competente. Se ainda te restam dúvidas sobre este imposto, busque logo mais esclarecimentos.

A prorrogação pagamento do IPTU 2021 é boa oportunidade. Aproveite o benefício para não deixar este compromisso sem cumprir.

Veja o vídeo:



Resultado de imagem para icone facebook Curta nossa página no Facebook!