Skip to content

Quitar Dívida do IPTU – Seu nome longe de dívidas!





Adeus, negativação! Saiba como fazer a quitação de débito IPTU de forma rápida e fácil. O pagamento de impostos é um dever do cidadão brasileiro. Sejam os impostos que já estão incididos sobre o valor dos produtos ou aqueles cobrados diretamente, é uma obrigação quitar os tributos.

Na teoria, os impostos servem para trazer benefícios à população, como investimentos em segurança, transporte público, qualificação das ruas e avenidas das cidades, entre outros aspectos.

Na prática, nem sempre isso acontece, mas isso seria assunto para um outro artigo com foco totalmente diferente. Aqui vamos falar sobre o que você pode fazer para pagar IPTU dívida ativa sem maiores complicações.

Confira informações valiosas sobre questões como cobrança de juros, como fazer a consulta de dívidas, se o nome fica negativado ao não pagar o IPTU e quais as consequências de não se pagar o tributo.




Siga na leitura do artigo e confira os tópicos a seguir para ter todas as respostas!

Quitar Dívida do IPTU, como fazer isso?

juros ao Quitar Dívida do IPTU
Quitar Dívida do IPTU – Seu nome longe de dívidas!

Por falta de organização ou falta de orçamento, pode acontecer o tão temido atraso no pagamento do IPTU. Esse imposto, tão importante para quem é proprietário de imóvel, muitas vezes acaba não tendo a devida atenção.




E, justamente por isso, é que acontecem os atrasos. Porém, isso não significa que você não deva buscar formas de quitar dívida IPTU. Ao estar no vermelho é que podem surgir as dores da cabeça, uma vez que o não pagamento do tributo pode gerar consequências para o proprietário e para o imóvel.

Para pagar IPTU dívida ativa é preciso fazer a consulta das pendências. Em seguida, emitir os boletos que serão corrigidos com juros e acréscimos devido ao atraso.

Em seguida, basta realizar o pagamento e aguardar alguns dias para que a situação seja regularizada. Fazer a quitação de débito IPTU é algo que pode ser realizado pela internet e sem dificuldades. Não perca mais tempo e regularize sua situação.

Existe juros ao Quitar Dívida do IPTU?





Se você quer quitar dívida IPTU e está com parcelas atrasadas, é preciso saber a respeito dos juros. O pagamento atraso de impostos como o IPTU incidem na adição de juros ao valor total do tributo. O percentual pode variar de acordo com o município.

Usando a cidade de São Paulo como base de exemplo, a prefeitura municipal informa que o valor de atualização monetária e juros são de 1% ao mês. Ou seja, a cada mês de atraso, é cobrado esse percentual de juros em cima do valor da parcela vencida.

Além disso, para quem quiser saber como calcular juros do IPTU atrasado, a prefeitura de São Paulo informa que existe multa de 0,33% ao dia até o limite de 20% relativo ao tempo de atraso.

Existem casos onde o valor total da dívida acaba ficando muito maior do que a prestação original. Quanto mais tempo de atraso, mais juros e maior será a quantia a ser paga.


Como saber se tenho pendências em meu nome de IPTU?

Quem é proprietário de um ou mais imóveis precisa ficar atento para não perder os prazos de pagamento do IPTU. Mas saiba que é possível consultar as possíveis pendências.

Consultar IPTU em atraso é algo simples e que demanda apenas ter acesso à internet e ter em mãos uma única informação: o número do cadastro do imóvel, também chamado de SQL. Acesse o site da prefeitura da cidade onde o imóvel está localizado. Em São Paulo, use o link seguinte:

  • https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/fazenda/servicos/iptu/.

Em seguida, clique em Consulta a Débitos. Forneça o número do cadastro do imóvel e digite o código para verificação. Em seguida, clique em consultar.

Ali aparecerão todos os débitos de IPTU relativos àquele imóvel. Caso você seja proprietário de mais de um imóvel, faça a consulta individual de cada um deles. Sabendo os débitos fica mais fácil se organizar para emitir IPTU 2ª via boleto, quitar e ficar longe das dívidas.

pendências em meu nome de IPTU

O nome do devedor pode ficar negativado?

Atrasou o pagamento do IPTU? Fique atento pois o seu nome pode ser negativado. Não acontece em primeira instância, mas ainda assim essa pode ser uma consequência.

Quando acontece o atraso na quitação do tributo, é comum que a prefeitura municipal envie uma notificação informando a respeito do débito e pedindo que seja possível quitar dívida IPTU.

Caso isso não aconteça, o atraso pode ser tornar uma dívida ativa. Esse processo geralmente dura cerca de um ano. Pode não parecer algo rápido, mas quando a dívida surge o tempo parece voar.

E o que acontece se alguém não pagar o IPTU após a notificação inicial? A prefeitura pode cadastrar a dívida em cartório e assim negativar o nome do proprietário. Para saber mais sobre as consequências de não pagar o IPTU, siga na leitura e confira o tópico a seguir.

O que acontece se eu não pagar as pendências de IPTU?

Como falamos anteriormente, o IPTU é um imposto muito importante e um dos primeiros a constar no calendário de pagamento de tributos. Muitas pessoas podem não priorizá-lo, mas isso pode gerar problemas graves.

O que acontece se alguém não pagar o IPTU? As consequências podem ser grandes ao bolso do proprietário do imóvel. Ao contrário de contas comuns no cotidiano, como as de água ou energia, o atraso no IPTU não irá gerar nenhum tipo de corte. Ou seja, não se perderá em curto prazo, por exemplo, o imóvel.

O principal prejuízo de quem não faz a quitação de débito IPTU é financeiro. O protesto em cartório acontece quando se entra na dívida ativa. Os juros são altos e as prestações ficam cada vez mais caras.

Como citamos no tópico acima, outra consequência do atraso no IPTU é a negativação do nome do proprietário. Ter o nome negativado traz diversas consequências negativas.

Mas o mais grave de não quitar dívida IPTU é a possibilidade de perder o imóvel. Essa é a última instância, quando a prefeitura entra na Justiça e pode fazer o bem (imóvel) ser penhorado. Os processos que envolvem a dívida do IPTU são os seguintes:

  • Notificação pelo atraso;
  • Protesto em cartório;
  • Ação na Justiça.

É de interesse das prefeituras que o cidadão consiga pagar dívida de IPTU, por isso são feitas muitas negociações antes de tomar qualquer atitude mais radical. Por isso, tente não deixar atrasar. Veja quais são as melhores formas para quitar a dívida e regularize a sua situação.

Quer saber como quitar dívida IPTU e está com atraso há muitos anos? Recomendamos que assista e siga as instruções desse vídeo no YouTube que fala sobre o assunto:

Se o artigo foi útil para esclarecer as suas dúvidas, faça um comentário expressando sua opinião e não deixe de compartilhar o link do post nas redes sociais!