Skip to content

Saiba tudo sobre a Guia IPTU





A guia IPTU é um dos documentos que causa ansiedade em muita gente. O fato é que não adianta correr do óbvio. É compromisso anual do qual não se pode fugir.

Trata-se de formulário de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano. IPTU é , portanto, um imposto cobrado pela prefeitura dos municípios, aos proprietários de imóveis ou terrenos, mesmo os que não construídos, localizados em área urbana.

É um tributo que se aplica a qualquer imóvel existente dentro da área determinada pela prefeitura, através de legislação, como zona urbana. Ah! Imagino que você deve estar se perguntando: “ Mas, afinal o que a prefeitura define como zona urbana?




Zona urbana é definida por lei municipal. Para ser considerado urbano, o local deve receber prestação de serviços públicos. No mínimo dois destes serviços devem estar presentes na área.

Nesse caso, mesmo morando mais longe da cidade, sua propriedade se enquadrará como urbana, se receber pelo menos dois dos serviços abaixo:

  • Abastecimento e tratamento de água;
  • Rede de esgoto;
  • Qualquer tipo de calçamento, (asfalto ou paralelepípedo)
  • Luz elétrica;
  • Posto de Saúde;
  • Escola;
  • Coleta de lixo.

Quer saber sobre que tipo de imóvel é cobrado este imposto? Ele é cobrado sobre patrimônio residencial, comercial, industrial e terrenos.




Isto só significa uma coisa – se você é um pacato cidadão, que possui uma casa, indústria , comércio ou área territorial na zona urbana, está obrigado a pagar. Sendo assim, nem pense em ignorar esta famosa guia IPTU, pois seria atitude que te traria muitos problemas.

Quem não paga arrisca-se a perder seu imóvel. A inadimplência com o IPTU pode virar uma montanha de dívidas com o passar do tempo. Acumulado, fica mais complicado acertar, mas falaremos disto com mais detalhes abaixo.

O mais importante agora é saber como agir sobre esta guia IPTU.  Trazemos aqui para você uma porção de informações . Olha só:

Emitir Guia IPTU

imprimir guia iptu

Emitir guia IPTU tornou-se bem fácil de uns temos para cá. A emissão guia IPTU é realizada pela Prefeitura de cada município. Comumente é enviada pelo Correio. Pode haver algumas diferenças entre um local e outro. Cada município tem suas próprias regras e particularidades.




A maioria das cidades, no entanto,  já avançou bastante nesta questão e emite o Guia IPTU também pela Internet e pelo celular. É a tecnologia se aproximando cada vez mais de nós, reduzindo a burocracia.

Para a emissão pela Internet, será preciso que o proprietário entre no site oficial da prefeitura de sua cidade e preencha os dados de solicitação da guia. Para receber pelo celular

Outra maneira de efetuar o pagamento sem demora e com mais praticidade é programando para o débito automático, assim que estiver com o boleto.



Tendo em mãos a guia, que nada mais é do que um boleto de cobrança, não deixe de verificar as informações contidas. São  informados os valores, parcelamentos, descontos , caso haja algum e data-limite para pagamento.

Se você, como proprietário discordar do valor cobrado, é seu direito pedir revisão do valor . Para isto dirija-se a prefeitura. No entanto, saiba que há um prazo para pedir esta revisão. Informe-se no órgão competente de sua cidade.

Imprimir Guia IPTU

Você somente precisará imprimir guia IPTU se solicitá-la pela Internet. Você deverá preencher a caixa de resposta informando a inscrição ou índice cadastral do imóvel  e o número que compõe o endereço. Caso não o tenha, informe o CPF ou CNPJ do proprietário. Em alguns casos é pedido também o CEP da propriedade.

Após preencher os dados pedidos no site da Prefeitura, acesse o “imprimir”. Algumas cidades também disponibilizam um e-mail e Whatsapp para recebimento da guia. Isto pode ser comprovado por quem solicita, por exemplo, a guia IPTU Porto Alegre.

Pagar Guia IPTU

O pagamento pode ser feito rapidamente. Para efetuá-lo você pode dirigir-se a qualquer banco ou casa lotérica. Com o guia IPTU nas mãos fica fácil.

Para tornar mais prático são oferecidas outras opções além do pagamento usualmente conhecido. Algumas cidades favorecem o pagamento do IPTU oferecendo outras modalidades para o acerto de contas deste imposto. Veja algumas destas opções:

Pagamento antecipado ou Quitação antecipada  – São oferecidos descontos especiais para quem antecipar o pagamento. Esta opção é oferecida nos meses anteriores a fevereiro. Agora em 2019 tivemos um bom exemplo disso. Porto Alegre ofereceu 10% de desconto  para os pagamentos integrais  efetuados até 3 de janeiro.

Cota única ou pagamento à vista – Quitar tudo à vista é outro jeito de conseguir um bom desconto. Esta estratégia é comum na maioria das cidades. O desconto gira em torno de 4% no valor total do imposto.

Pagamento parcelado – Esta forma é muito comum. Quando não se tem todo o valor do imposto  na data do vencimento, pode-se optar pelo parcelamento. O valor pode ser parcelado em até 10 vezes. Esta forma ajuda muita gente que se encontra em dificuldades. Mas vale lembrar que esta alternativa acarreta juros de 0,9% ao mês

 2ª Via guia IPTU

Muitas vezes podem acontecer incidentes. E você pode perder sua guia de iptu . Prevendo estes casos, vários municípios põem ao dispor dos cidadãos, uma alternativa de solicitar a 2ª via guia IPTU.

A guia IPTU  Belo Horizonte, por exemplo, pode ser facilmente solicitada pela página da Prefeitura de BH. Que disponibiliza a emissão da 2ª via após preenchimento dos dados cadastrais.

O solicitante tem duas opções de preenchimento: Informar o índice cadastral, para a identificação do imóvel no cadastro municipal. E a segunda opção é pelo preenchimento do CEP e do CPF ou CNPJ do dono do imóvel . Depois basta clicar em “executar pesquisa “ para seguir com o atendimento.

Guia atrasado IPTU

Se chegou o dia de pagar e você não conseguiu o valor, não se desespere, você pode fazer pagamento do guia IPTU mesmo estando atrasado . No entanto terá alguns probleminhas pela frente, né? O primeiro deles são os juros e encargos por atraso.  Estes não ficam de fora quando o assunto é atraso.

Para acertar tudo e não correr o risco de ir parar no SERASA OU SPC, entre na página oficial da prefeitura de seu Município, verifique seu débito e  solicite a segunda guia IPTU.

Quando há atrasos no pagamento  do IPTU, os valores já são revistos e recalculados automaticamente . Usualmente é cobrado 1%,  mais taxas diárias. O valor é então parcelado.

Para evitar aborrecimentos o melhor é pagar em dia e se possível antecipadamente para aproveitar o desconto que todo município dá.

Guia atualizada IPTU

Para obter uma guia atualizada IPTU, basta solicitar na própria Prefeitura ou solicitar pelo site da Prefeitura de sua cidade. Alguns municípios disponibilizam até pelo celular e whatsapp.

Em algumas destas páginas são encontradas muitas outras informações. Como por exemplo, saber quais bancos estão credenciados para receber e esclarecimento sobre  outras dúvidas.

Veja onde encontrar guia atualizada de IPTU de algumas das principais cidades do Brasil:

Guia IPTU Uberaba MG http://servico.uberaba.mg.gov.br/tributos/dividas_exercicio.php

Guia do IPTU BH http://iptuonline.siatu.pbh.gov.br/IptuOnline/index.xhtml

 

Guia de IPTU Porto Alegre https://alfa.portoalegre.rs.gov.br/iptu/guia

 

Guia IPTU RJ 2019 http://www.rio.rj.gov.br/web/smf/iptu

 

Veja o vídeo:

Gostou das informações sobre o guia IPTU? Então fique conosco. Por aqui tem muito mais.