Skip to content

IPTU Valor Venal – Saiba Tudo Sobre o Assunto

IPTU valor venal é o valor em Reais, atribuído a um imóvel residencial, imóvel não residencial ou um terreno, localizado na zona urbana das cidades.



Para definir este valor são necessários seguir alguns critérios definidos por cada prefeitura de cada cidade.

Porém, os principais para definir o iptu valor venal atualizado são listados abaixo. Contudo, lembramos que cada prefeitura pode incluir outras regras.

    • Localização do imóvel;
    • Tipo de fundação que o imóvel foi construído;
    • Tempo de construção do imóvel;
    • Destinação do imóvel: se residencial ou comercial;
    • Tamanho em metros quadrados do imóvel;
    • Valor de mercado por metro quadrado dos imóveis da região;
    • Área construída em metros quadrados




Portanto, o IPTU Valor Venal de cada imóvel é definido de forma geral, pelas regras acima, e é liberado para a população consultar através do portal das prefeituras.

Por exemplo: Na cidade de Contagem, no estado de Minas Gerais, o valor venal iptu contagem é liberado para a população através da Certidão de Avaliação Fiscal.

Este documento é que certifica o valor do imóvel definido pela prefeitura para fins de cálculo do IPTU. Para acessar o site da prefeitura de Contagem digite: http://receita.contagem.mg.gov.br.





No decorrer da leitura deste artigo iremos responder as seguintes questões:


IPTU valor venal

O Que é o Valor Venal IPTU?

O IPTU  é um cálculo realizado pelas prefeituras municipais para definir o valor de um imóvel residencial, não residencial ou um terreno, localizados na zona urbana.

A partir deste valor atribuído ao imóvel, calcula-se o IPTU. Para calcular este valor são levados em consideração algumas características como: valor de mercado, localização, área construída, tempo de construção.

Como comentado, cada município regula como calcular o Valor Venal.  Na cidade de São Paulo a prefeitura definiu um valor mínimo para cada imóvel da cidade que é o valor venal referência.

Isso evitará que os contribuintes declarem um valor muito abaixo do valor de mercado na hora de calcular o IPTU. Para saber o valor venal de referência do seu imóvel na cidade de São Paulo, acesse o site abaixo e confira : http://www.capital.sp.gov.br/noticia/nota-explicacao-sobre-atualizacao-de-vvr-no.

Igualmente é assim em cada município brasileiro com relação aos pré-requisitos para definir o valor venal de seu imóvel.

Cada município tem a sua particularidade. Para saber quais são as regras de sua cidade para calcular o Valor Venal, entre no site de sua prefeitura e procure a ABA de IPTU.

Para que serve o Valor Venal do Imóvel?

Saber o IPTU Valor Venal de um imóvel, serve principalmente para o cálculo do imposto IPTU a ser pago anualmente. Ou em alguns casos, saber se este imóvel tem isenção de valor venal.

Para entender qual o valor venal do seu imóvel, você deve acessar o site de sua prefeitura e buscar pela opção: iptu valor venal consulta.

Você deve ter em mãos o número de inscrição de seu imóvel junto a prefeitura de sua cidade.

Portanto, ao saber o IPTU Valor Venal de seu imóvel, servirá também para você ter uma estimativa de valor que a prefeitura de sua cidade definiu para o seu bem. Isso lhe ajudará em uma transação de compra ou venda de seu imóvel.

IPTU valor venal atualizado

Como é Feito o Cálculo do Valor Venal?

O cálculo do Valor Venal do seu imóvel é realizado pela prefeitura de sua cidade. Este cálculo é composto por uma fórmula que leva em consideração as informações abaixo.

Existem setores dentro de cada prefeitura responsável para realizar este cálculo. É o principal indicador para saber quanto será cobrado de IPTU Valor Venal.

  1. Localização do imóvel;
  2. Tipo de fundação que o imóvel foi construído;
  3. Tempo de construção do imóvel;
  4. Destinação do imóvel: se residencial ou comercial;
  5. Tamanho em metros quadrados do imóvel;
  6. Valor de mercado por metro quadrado dos imóveis da região;
  7. Área construída em metros quadrados

IPTU Valor Venal 2019 Atualizado, Confira Aqui

Você pode consultar iptu valor venal 2019 nos sites das prefeituras de sua cidade. Pois este valor é definido por cada prefeitura.

Para consultar o Valor Venal de seu imóvel ou terreno, você tem que ter em mãos o número do cadastro de seu bem junto a sua prefeitura.

Por exemplo, para você consultar o iptu valor venal salvador, você deve acessar o site http://servicosweb.sefaz.salvador.ba.gov.br/dti/Modulos/DTI/ConsultaVVA.aspx e digitar o numero da inscrição do seu imóvel. Você terá sua consulta respondida na mesma hora, na tela do seu computador.

Da mesma forma, se você estiver em outro município e quiser consultar o Valor Venal de seu imóvel, acesse agora a página na internet da prefeitura da cidade em que seu imóvel está registrado.

Vá na ABA de impostos tipo IPTU e lá com certeza você encontrará informações sobre valor venal iptu base de cálculo.

Espero que este artigo tenha lhe ajudado a ver como é simples consultar IPTU Valor Venal. Não perca Tempo!  Aproveite e acesse nosso blog → Consultar IPTU e veja outros artigos.